Voltar para a tela anterior.

Projeto que reconhece Orquestra de Sopros como patrimônio cultural de Caxias recebe parecer de constitucionalidade

Matéria de autoria de Alberto Meneguzzi tramita há nove meses e poderá entrar em pauta de votação na próxima semana


O projeto de lei que visa reconhecer a Orquestra Municipal de Sopros como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município recebeu, esta semana, o parecer pela legalidade, por parte da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) do Legislativo de Caxias do Sul. A matéria é de autoria do vereador Alberto Meneguzzi/PSB. Ela foi protocolada em fevereiro deste ano. A demora pela tramitação ocorreu pelo tempo que o Executivo levou para emitir parecer sobre a proposta. Foram quatro meses aguardando a apreciação pela Secretaria Municipal de Cultura.

Meneguzzi ressalta que a Orquestra Municipal de Sopros é considerada como um dos mais importantes grupos musicais de Caxias do Sul, atuando com um repertório popular e erudito. “Precisamos garantir a manutenção das atividades do grupo musical. Uma das formas é declarar como patrimônio cultural e imaterial. Assim, estaremos garantindo que os músicos possam trabalhar e a orquestra receba os recursos públicos necessários para continuar representando a excelência da arte musical e da cultura caxiense”, afirma.

A ideia de criar o projeto veio depois de uma reunião realizada em janeiro deste ano, com o Executivo, intermediada por Meneguzzi. “Os músicos vieram me procurar para fazermos essa reunião. Eles estavam preocupados com a continuidade da Orquestra, que no governo passado, foi reduzida e esteve ameaçada até mesmo de encerrar as atividades”, salienta.

13/11/2020 - 11:36
Gabinete do vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo