Voltar para a tela anterior.

Utilidade pública para a EFASERRA depende agora da sanção do prefeito

A proposta é de autoria do vereador Velocino Uez e foi aprovada por unanimidade


Tornar de utilidade pública a Escola de Ensino Médio Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) é o objetivo do projeto de lei 57/2020, assinado pelo vereador Velocino Uez/PTB e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (03/11). O título consiste em exigência legal, para a agremiação poder participar de inúmeros projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações. O texto seguirá para a sanção do prefeito Flavio Cassina.

A EFASERRA integra um movimento mundial de Centros Familiares de Formação por Alternância (CEF-FAS). Surgiu na França, em 1935. Busca o desenvolvimento das comunidades, por meio de uma educação de qualidade, integral e contextualizada e com a participação de todos os envolvidos.

A EFASERRA é resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças, entidades e pessoas da região, comprometidas com o desenvolvimento e a criação de oportunidades a jovens do campo. A intenção é evitar o êxodo rural, garantindo a sucessão familiar de suas propriedades e os alimentos à mesa da sociedade.

A referida escola começou a funcionar, na prática, no município de Garibaldi, no ano de 2013, sob a gestão da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA), constituída em 2012. A unidade nasceu após os produtores rurais terem conhecido a primeira experiência de Escola Família Agrícola do Rio Grande do Sul, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC).

No primeiro ano de funcionamento, a associação foi composta por mais de 50 agricultores, oito monitores e 16 jovens de Garibaldi, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Ipê, Barão, Farroupilha e Carlos Barbosa. No dia 30 de abril de 2013, a EFASERRA foi credenciada no Conselho Estadual de Educação. Após, em menos de um mês, no dia 27 de maio, foi inaugurada, dando início às aulas e atividades, no dia 28 de maio de 2013, com jovens cursando o 1º ano do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária, em Garibaldi. Em 2015, a EFASERRA foi transferida para Caxias do Sul, onde funciona na localidade de São Pedro da Terceira Légua.

DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI 57/2020

Vereador - Partido – Voto

Vereador - Partido – Voto

ADILÓ DIDOMENICO PSDB Sim

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CHICO GUERRA REPUB Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA PSB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO TOIGO PDT Sim

PEDRO RODRIGUES PSC Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO PÉRICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Presente

RODRIGO BELTRÃO PSB Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

03/11/2020 - 17:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo