Voltar para a tela anterior.

Beltrão questiona Prefeitura sobre estado de banheiros públicos de Caxias

Requerimento contém 18 perguntas que abordam o serviço de limpeza e conservação dos espaços


A limpeza realizada por empresa terceirizada e por servidores municipais, em banheiros públicos da cidade, é o foco do pedido de informações contido no requerimento 47/2020, aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão de hoje (29/10). A autoria é do vereador Rodrigo Beltrão/PSB e, agora, a Prefeitura de Caxias do Sul tem até 30 dias para encaminhar as respostas.

No documento, Beltrão deixa claro que tem recebido constantes reclamações dos usuários dos banheiros públicos, alegando que a sujeira e o mau cheiro chegam a causar repulsa, o que ocasiona a impossibilidade de ocupar o espaço. O pedido de informações solicita que a Prefeitura explique a situação e quais medidas estão sendo tomadas para que os problemas sejam solucionados. Atualmente, os banheiros públicos estão sobre os cuidados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e da Empresa Adalma Zeladoria Ltda.

Entre os 18 questionamentos estão qual é a rotina de limpeza, materiais destinados para a mesma e quantos profissionais são disponibilizados para realizar o serviço, além de qual é a frequência de limpeza das lixeiras, já que, segundo o documento, se encontram sempre sujas e com aparência lamentável. O estado de conservação das pias, vasos sanitários, torneiras, mictórios interditados, lâmpadas queimadas, ralos entupidos, portas deterioradas e mais danificações também são questionadas.

Outro ponto de reclamação dos cidadãos é a forma como são atendidos pelos funcionários que realizam a limpeza. Segundo eles, ao terem dúvidas ou solicitarem informações, são tratados de forma truculenta. O vereador questiona se os colaboradores recebem algum treinamento para realizar o atendimento ao público e se há alguma vistoria sobre o trabalho.

A questão do uso dos espaços durante a pandemia da Covid-19 também está presente na matéria. Beltrão quer que o Executivo informe quais medidas de proteção estão sendo tomadas durante este período, seja para colaboradores ou usuários.

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 47/2020

Vereador - Partido – Voto

ADILÓ DIDOMENICO PSDB Sim

ADRIANO BRESSAN PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CHICO GUERRA REPUB Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA PSB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO TOIGO PDT Sim

PEDRO RODRIGUES PSC Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO PÉRICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Presente

RODRIGO BELTRÃO PSB Sim

TATIANE FRIZZO PSDB Sim

VELOCINO UEZ PTB Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

29/10/2020 - 10:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Denerlei Domingos Antonioli - Conrep 3095
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo