Voltar para a tela anterior.

Discutido projeto para tornar de utilidade pública a EFASERRA

A proposta é de autoria do vereador Velocino Uez


Tornar de utilidade pública a Escola de Ensino Médio Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) é o objetivo do projeto de lei 57/2020, assinado pelo vereador Velocino Uez/PTB. O título consiste em exigência legal, para a agremiação poder participar de inúmeros projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

A EFASERRA integra um movimento mundial de Centros Familiares de Formação por Alternância (CEF-FAS). Surgiu na França, em 1935. Busca o desenvolvimento das comunidades, por meio de uma educação de qualidade, integral e contextualizada e com a participação de todos os envolvidos.

A EFASERRA é resultado de uma mobilização de agricultores familiares, lideranças, entidades e pessoas da região, comprometidas com o desenvolvimento e a criação de oportunidades a jovens do campo. A intenção é evitar o êxodo rural, garantindo a sucessão familiar de suas propriedades e os alimentos à mesa da sociedade.

A referida escola começou a funcionar, na prática, no município de Garibaldi, no ano de 2013, sob a gestão da Associação Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (AEFASERRA), constituída em 2012. A unidade nasceu após os produtores rurais terem conhecido a primeira experiência de Escola Família Agrícola do Rio Grande do Sul, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC).

No primeiro ano de funcionamento, a associação foi composta por mais de 50 agricultores, oito monitores e 16 jovens de Garibaldi, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar, Ipê, Barão, Farroupilha e Carlos Barbosa. No dia 30 de abril de 2013, a EFASERRA foi credenciada no Conselho Estadual de Educação. Após, em menos de um mês, no dia 27 de maio, foi inaugurada, dando início às aulas e atividades, no dia 28 de maio de 2013, com jovens cursando o 1º ano do Ensino Médio e Técnico em Agropecuária, em Garibaldi. Em 2015, a EFASERRA foi transferida para Caxias do Sul, onde funciona na localidade de São Pedro da Terceira Légua.

27/10/2020 - 19:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo