Voltar para a tela anterior.

Beltrão propõe taxa menor de ligação de água para população de baixa renda

Objetivo é facilitar regularização de pessoas que possuem ligações paralelas junto ao Samae


O vereador Rodrigo Beltrão/PSB protocolou nesta terça-feira (21/10) um Projeto de Lei que propõe facilitar o acesso da população de baixa renda a ligações de água regularizadas junto ao Samae. Atualmente, o valor para a primeira ligação é de R$ 470,00, e além de arcar com os custos do procedimento em si, o morador ainda precisa pagar a repavimentação da via em que passa a rede de água, caso seja necessário.

Estima-se que atualmente existam pelo menos 45 mil famílias em situação de baixa renda inscritas no Cadastro Único da Fundação de Assistência Social (FAS). Dessas, cerca de 15 mil estão inscritas no atual modelo de Tarifa Social de Água e Esgoto. Esses dados evidenciam a situação de baixa renda de milhares de caxienses, agravada com a pandemia do coronavírus.

Segundo dados do próprio Samae, são identificados, por ano, cerca de 700 irregularidades de vários tipos, dentre eles a ligação de água irregular. Esse procedimento ilegal causa sobrecarga no sistema e prejudica os outros usuários, reduzindo a pressão da água e facilitando vazamentos na rede.

Além de democratizar o acesso à água – uma das premissas do poder público – o projeto também combate o desperdício oriundo de ligações irregulares, visto que somente em Caxias do Sul as perdas de água tratada chegam a 50%.

21/10/2020 - 11:27
Gabinete do Vereador Rodrigo Beltrão/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo