Voltar para a tela anterior.

Arlindo Bandeira pede desburocratização da caça de javalis

O vereador destacou prejuízos ambientais e econômicos provocados por esses animais


A desburocratização da caça de javalis foi a reinvindicação do vereador Arlindo Bandeira/PP, durante a sessão ordinária desta terça-feira (20/10). Explicou que o animal é uma espécie introduzida no Brasil na década de 1980 e, por não ser nativa do país, não possui predador natural, ocasionando o crescimento desordenado da população de javalis. Diante dessa situação, o parlamentar afirmou que a caça é única saída para o controle.

De acordo com o progressista, os caçadores têm dificuldades para legalizar a prática por conta da alta burocracia e por, segundo ele, serem tratados como criminosos e não conseguirem diálogo com os órgãos competentes. Outro ponto defendido foi o da flexibilização da lei que proíbe a utilização de cães de caça, para auxiliar no abate.

Ele ainda defendeu a legalização e certificação dos caçadores, reiterando que a caça auxilia os agricultores, que têm suas plantações prejudicadas pelos javalis. Segundo Bandeira, essa espécie causa prejuízos econômicos e ambientais. Revelou intermédio do senador Luiz Carlos Heinze/PP-RS, na referida demanda.

20/10/2020 - 12:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo