Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno critica demissões na Visate e cobra posição da prefeitura

Vereador usou espaço na sessão do Legislativo desta quinta-feira para lamentar perda de 243 empregos


O vereador Rafael Bueno/PDT comentou na sessão desta quinta-feira (08/10) do Legislativo sobre as demissões feitas pela Visate, custando o emprego de 243 pessoas, cerca de 25% do quadro de motoristas e cobradores. Bueno também solicitou que a prefeitura, de alguma forma, interceda na situação. A empresa responsável pelo transporte urbano de Caxias do Sul informou na quarta-feira (07/10) que as demissões foram motivadas pela baixa na demanda de passageiros, provocada pela pandemia de coronavírus.

O parlamentar comentou que foi cortado o passe livre dos idosos entre 60 e 65 anos, que usavam o benefício para ir a médicos, principalmente, e para buscar medicamentos, sendo que a maioria dos idosos recebe apenas um salário mínimo e tem dificuldade de pagar passagem.

"Além disso, o passe livre do último domingo do mês foi cortado. Então, essa notícia da demissão em massa é inadmissível, sem ao menos que haja um contraponto da prefeitura. São famílias de 243 trabalhadores que estão agora nessa situação, e em plena pandemia", destacou o parlamentar.

Ele ressaltou ainda que não houve diminuição da tarifa, mesmo que as gratuidades tenham sido retiradas, inclusive dos estudantes, que precisam buscar e levar trabalhos na escola. "Alguém está lucrando com isso. Não podemos penalizar as pessoas que mais precisam, como idosos e estudantes. Nem que seja uma parcela mínima de passagem", comentou.

Por fim, o pedetista fez um apelo ao líder de governo, vereador Velocino Uez/PTB, para que a Secretaria de Trânsito convoque a Visate e busque fazer uma conciliação, principalmente para que os idosos sejam atendidos nos horários que precisam para serem atendidos pela rede pública de saúde.

"Precisamos discutir também a concessão da Visate, que pelo visto está sendo empurrada para a próxima legislatura. E o preço da passagem continua o mesmo, isso sem as gratuidades para idosos e estudantes," apontou Bueno.

08/10/2020 - 14:39
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo