Voltar para a tela anterior.

Paulo Périco critica excesso de servidores públicos federais

Vereador repercutiu o inchaço da máquina pública nas últimas duas décadas


O aumento nos gastos, no serviço público federal, ao longo dos últimos anos, foi criticado pelo vereador Paulo Périco/MDB, na sessão ordinária desta quinta-feira (08/10). Ele verificou no Portal da Transparência que, de 2003 a 2018, a União aumentou o número de servidores, de 527 mil para 717 mil, com acréscimo de 53%, nos subsídios. Na sua ótica, esses aumentos não refletiram em nenhuma melhora na qualidade de vida dos brasileiros.

O emedebista repercutiu pesquisa, pela qual, com disciplina fiscal, poderia haver uma economia de R$ 1,751 trilhão, em 20 anos. Pontuou que o valor poupado seria útil para investimentos, em educação e saúde.

Périco ainda comparou o número de servidores federais, nos ministérios da Saúde e da Economia. Enquanto a pasta da saúde conta com 73 mil agentes, a da economia soma 94 mil servidores.

O parlamentar defendeu um quadro enxuto no serviço público federal e ponderou sobre a possibilidade de um trabalho de qualidade com menos pessoas. Convidou os colegas vereadores a refletirem sobre o valor que poderia ser investido em áreas fundamentais da sociedade, a partir do que chamou de enxugamento da máquina pública.

08/10/2020 - 12:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo