Voltar para a tela anterior.

Beltrão cobra da prefeitura explicação sobre perdas hídricas

A Comissão de Legislação Participativa promoverá audiência pública


As perdas de água, em Caxias do Sul, motivaram o pronunciamento do vereador Rodrigo Beltrão/PT, na sessão desta terça-feira (22). Ele citou a última pesquisa divulgada pela Revista Saneamento Ambiental, referente ao ano base 2009. O levantamento apontou Caxias do Sul como líder, entre os municípios brasileiros, com 61,3% de desperdício de água captada, e que, supostamente, não é aproveitada. Exemplificou que São Paulo apresentou 33% de descarte e Bagé, 32%. Hoje, é comemorado o Dia Mundial da Água.

Como presidente da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, Beltrão anunciou que, às 18h30 do próximo dia 11 de abril (uma segunda-feira), no Plenário da Casa, será promovida audiência pública para tratar do assunto. O parlamentar acredita que a oportunidade servirá para esclarecer aspectos técnicos. Para ele, além da realização de obras como o Sistema Marrecas, a prefeitura deveria ter como foco a prevenção de perdas.

Ex-diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), o vereador Elói Frizzo/PSB apoiou a iniciativa de Beltrão. Ele estima que as perdas, levando em conta o ano de 2010, período não contemplado pela pesquisa da revista, já teriam caído para 57%. Se forem reduzidas para menos de 50%, será um grande ganho, garantiu.

Frizzo explicou que os critérios para estabelecer perdas envolvem, por exemplo, a natureza comercial, incluindo loteamentos irregulares, prédios que não possuem medição, água de hidrantes, quebras de tubulação, etc. Disse acreditar que, no caso caxiense, metade do prejuízo seria desse caráter.

O parlamentar do PSB também atentou para o problema de hidrômetros vencidos. Comentou que os aparelhos precisam ser trocados a cada três ou quatro anos. Referiu que o Samae tem desenvolvido trocas de redes, caso da região de São Pelegrino. Conforme Frizzo, em âmbito mundial, os índices ideais variam de 25% a 30%.

Na sequência, o vereador Mauro Pereira/PMDB enfatizou a qualidade do quadro funcional do Samae. Para ele, os servidores possuem consciência dos problemas da rede fluvial do município. O peemedebista salientou, ainda, que já vêm ocorrendo reformulações para corrigir lacunas do gênero.

22/03/2011 - 19:51
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo