Voltar para a tela anterior.

Dia Mundial sem Carro é o assunto abordado por Tatiane Frizzo

A parlamentar destacou que ainda falta estrutura para ciclistas em Caxias do Sul


O Dia Mundial sem Carro foi o assunto trazido pela vereadora Tatiane Frizzo/PSDB no grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (22/09). “O Dia Mundial sem Carro é uma data internacional celebrada em 22 de setembro em cidades do mundo todo e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram ao veículo”, explicou a parlamentar. Para Tatiane, é importante estimular que a população crie novos hábitos, mas que isso só é possível quando as políticas públicas incentivam e criam oportunidades para tal.

A vereadora destacou que os veículos causam grande impacto sobre o meio ambiente e a qualidade do ar e propõe que as pessoas reflitam acerca destas situações. Segundo Tatiane, a partir do momento em que houver políticas públicas focadas em meios de transporte alternativos, a situação pode ser diferente. A tucana apresentou uma reportagem veiculada no telejornal Bom Dia Brasil para ilustrar sua fala. Na matéria, o destaque é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere e indica o uso da bicicleta para quem precisa sair de casa durante a pandemia, com o objetivo de evitar aglomerações no transporte coletivo. Ainda de acordo com a reportagem, na Europa, diversos países aumentaram as ciclovias nas capitais.

Tatiane também relembrou as reuniões realizadas pela Comissão Temporária em Defesa da Bicicleta como Meio de Transporte que tiveram como pauta mais estrutura para os ciclistas nas ruas de Caxias do Sul. “Nos frustra um pouco que o nosso apelo para que tenhamos em Caxias espaços para ciclovias e ciclofaixas, mesmo que temporários, ainda não foi atendido”, lamentou. A parlamentar destacou que é uma pena que Caxias do Sul ainda não tenha um Plano de Mobilidade Urbana, mas espera que, quando esse plano existir, a bicicleta esteja inserida nele.

 

22/09/2020 - 09:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Denerlei Domingos Antonioli - Conrep 3095
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo