Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez alerta para prejuízos aos agricultores com a reforma tributária

Vereador solicitou que o governador Eduardo Leite considerasse as reivindicações da categoria


Na sessão ordinária desta terça-feira (15/09), o vereador Velocino Uez/PTB demonstrou preocupação quanto a possíveis prejuízos aos agricultores, ocasionados pela reforma tributária, proposta pelo governo do estado. Repercutiu documento, entregue pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) ao governador Eduardo Leite. Nele, a entidade se posicionou contrária à elevação das alíquotas dos combustíveis, energia elétrica e vinho, em áreas rurais, e a extinção das isenções do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os produtos da cesta básica, como leite, ovos e pão.

Para o petebista, a aprovação da reforma comprometerá a renda dos pequenos e médios agricultores e, ainda, pode contribuir com evasão dos jovens do interior. Ele ainda teme que, com os cortes de incentivo e redução da produção, Caxias do Sul deixe de ser a maior produtora de hortifrutigranjeiros do Estado.

Uez reconhece que a matéria do Executivo Estadual possui pontos positivos, mas pondera que, se aprovado o texto original, produtores, consumidores e a classe mais pobre sairão prejudicados.

A reforma tributária está em tramitação na Assembleia Legislativa, em regime de urgência. A previsão é que a votação comece nesta quarta-feira.

15/09/2020 - 14:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo