Voltar para a tela anterior.

Comitê Solidário alcança 3 toneladas de doações

Grupo de Trabalho organiza próxima edição junto à Semana Farroupilha, em formato drive thru


O Comitê Solidário da Câmara Municipal de Caxias do Sul alcançou a marca de 3 toneladas em doações. A iniciativa, coordenada voluntariamente por funcionários públicos efetivos e em comissão (CCs) da Casa, iniciou as atividades em abril e segue até o término desta Legislatura, no contexto de combate à Covid-19.

Já foram destinados alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para o Banco de Alimentos, o Lar São Francisco de Assis, o Projeto Mão Amiga, para a Fundação de Assistência Social (FAS) com destinação às merendeiras das escolas municipais e ao Projeto Disque Ajuda.

O grupo de trabalho já está projetando a próxima edição. Para o mês de setembro se une ao Rancho do Bardoso, tradicional piquete legislativo. Alguns servidores que se aventuram na cozinha foram convidados de forma voluntária para fazerem um prato. Serão 5 cozinhas de 14 a 18 de setembro, com uma média de quatro cozinheiros e com limitação de 40 pratos/dia.

Devido às restrições e obedecendo aos critérios de controle sanitário o formato será drive thru – pague e leve e somente para o público interno. A ideia surgiu do modelo adotado pelas paróquias e ONGs da cidade que tem realizado ações neste formato. O valor que sobrar da arrecadação das cozinhas será destinado ao Banco de Alimentos.

O Rancho do Bardoso recebeu esse nome em homenagem ao ex-servidor Vilmar Silvério Pinto, mais conhecido como Bardoso. Nascido em 13 de julho de 1934 e falecido em 22 de março de 2008, ele foi motorista da Câmara. Até hoje, com carinho, muitos funcionários recordam o grande envolvimento que ele tinha com a Semana Farroupilha. Realçam a receptividade dele, junto a colegas e à sociedade. No mês de setembro, era comum vê-lo com cuia nas mãos e trajado com bombacha e lenço, convidando os colegas a participarem de almoços e atividades tradicionalistas.

Também será montando uma parte do piquete na entrada do prédio Legislativo com decoração alusiva à cultura gaúcha, porém ele servirá apenas como cenário.

Entre as obrigações definidas por lei (Resolução de Plenário 247/A, de 28 de maio de 2015), durante o período oficial da Semana Farroupilha de Caxias do Sul, no início ou no final das sessões ordinárias, será entoado o Hino Rio-Grandense.

O presidente do Legislativo caxiense, vereador Ricardo Daneluz/PDT, considera a iniciativa positiva. “Avalio como válido unir tradição com o pensar coletivo. Neste ano é o que se pode fazer. Não podemos confraternizar e não temos motivo para isso, mas podemos manter viva a cultura gaúcha e, promover uma ação social”, afirma.

04/09/2020 - 12:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo