Voltar para a tela anterior.

Documento revela que 229 professores do grupo de risco não retornarão às salas de aula em Caxias

Outros 88 professores deixaram a rede municipal por diversos motivos


A vereadora Denise Pessôa/PT apresentou, durante a sessão de terça-feira (01/09), a resposta de um pedido de informações sobre a educação municipal em Caxias do Sul. O documento enviado pela prefeitura aponta que 229 professores da rede municipal de ensino não retornarão para as salas de aula porque pertencem ao grupo de risco da Covid-19. Além disso, outros 88 professores deixaram a rede por diversos motivos, o que precariza ainda mais a área da educação na cidade. O pedido de informações confirmou também o que a parlamentar já vinha denunciando na Câmara, que é a sobrecarga dos professores em relação às disciplinas lecionadas. "Em várias situações são servidores de áreas distintas dando aulas. São professores de português dando aula de matemática e professores de matemática dando aula de história, por exemplo. Desde março as crianças têm professores de áreas trocadas em várias situações. Isso é grave porque interfere no aprendizado", lamenta.

Denise lembrou ainda que a Secretaria Municipal de Educação confirmou realizará as Convocações para Ampliação de Jornada (CAJS) e convocará novos professores concursados, reivindicação que já havia feito na Câmara e que também era cobrada pelo Sindiserv, que representa a categoria. "Vários professores estão extremamente sobrecarregados, fazendo o trabalho de dois ou até três servidores sem ganhar R$ 1,00 a mais. Além disso, enfrentam as dificuldades do teletrabalho. Se os alunos têm tarefas escolares é pela doação dos servidores públicos. Vários estão dando aula para as suas e as outras turmas. Digo que são quase explorados", afirmou.

Por fim, a parlamentar prevê uma dificuldade da prefeitura em cobrir a falta de professores em curto espaço de tempos. "Se hoje está difícil, voltando às aulas, o municipio não tem como dar conta da demanda", alertou. 

02/09/2020 - 10:09
Gabinete da Vereadora Denise Pessôa/PT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo