Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier comemora anúncio da criação do Cartório do Idoso em Caxias do Sul

A expectativa é que em outubro o cartório esteja em funcionamento


O vereador Felipe Gremelmaier/MDB utilizou o espaço do grande expediente, na sessão ordinária de hoje (27/08), para tratar sobre a possível Delegacia do Idoso em Caxias do Sul e sobre o anúncio de um Cartório do Idoso na cidade. De acordo com o parlamentar, o trabalho da Comissão do Idoso em busca de um órgão de proteção social para esta parcela da população já ocorre há mais de dois anos. “Nos reunimos com diversas entidades e autoridades regionais, como o Conselho Municipal do Idoso, o Parlamento Regional e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior”, destacou.

De acordo com Gremelmaier, apenas duas cidades no Rio Grande do Sul possuem delegacias específicas para os idosos (Porto Alegre e Santa Maria). Para o vereador, uma Delegacia do Idoso em Caxias do Sul será benéfico tanto para a cidade quanto para a região da Serra Gaúcha. “Apesar de estarmos vivendo uma pandemia, nosso trabalho enquanto Comissão do Idoso não parou. E quero agradecer aos colegas membros da Comissão pelo trabalho que realizamos”, pontuou o emedebista.

Outro aspecto destacado pelo parlamentar foi a possível criação da Patrulha do Idoso pela Polícia Militar de Caxias do Sul. “O Major Ribas garantiu que, no momento em que tivermos na cidade a Delegacia do Idoso, também será criada a Patrulha especial do Idoso, nos mesmos moldes da Patrulha Maria da Penha e da Delegacia especial da Mulher”, explicou.

Ainda neste tema, Felipe tratou sobre uma reunião ocorrida na última semana com o Deputado Estadual Carlos Búrigo/MDB que garantiu que a Chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Anflor, sinalizou que Caxias do Sul pode receber, ainda neste ano, o Cartório do Idoso, destinado a tratar dos crimes nos quais o idoso é a vítima. Felipe destacou que a expectativa é que, já em outubro, a repartição esteja em funcionamento. “Este é um grande passo, um grande avanço na nossa luta de dois anos pela Delegacia do Idoso”, comemorou.

O parlamentar destacou que, durante a pandemia da Covid-19, foi possível perceber o aumento do número de casos de violência contra o idoso. Citou o exemplo do golpe do motoboy, que foi denunciado pela Comissão ainda em abril e, posteriormente, virou campanha nacional. “A Delegacia e o Cartório do Idoso vão nos auxiliar em crimes financeiros e patrimoniais, além dos crimes psicológicos, físicos e sexuais”, explicou.

 

27/08/2020 - 10:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Denerlei Domingos Antonioli - Conrep 3095
Redator(a): Gabriela Bento Alves

Ir para o topo