Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno homenageia os 60 anos Escola Helen Keller

Única com esse perfil na região, a instituição tem atuação reconhecida no ensino de surdos


Os 60 anos de fundação da Escola Estadual Especial Helen Keller foram lembrados pelo vereador Rafael Bueno/PDT, na sessão ordinária desta quinta-feira (20/08). No próximo dia 22 de agosto, a instituição completa seis décadas de atuação. Atualmente, ela conta com 40 alunos, vindos de toda a região Nordeste do Estado.

O parlamentar relatou como se deu o surgimento da escola, a partir de Aldo João Fedrizzi, que batalhou para que o filho, deficiente auditivo, tivesse acesso à educação. A partir disso e com apoio do então prefeito Armando Biazús, teve início às atividades de ensino para a comunidade surda de Caxias do Sul.

As realizações e o avanço na metodologia da escola foram destacados por Bueno, que também recordou a criação extensão da instituição para o Ensino Médio, em 2001, assegurando a regularidade do projeto pedagógico. Ele ainda enalteceu o trabalho de professores, profissionais e demais colaboradores que atuam na unidade atualmente. Parabenizou todos que lutam pela manutenção da escola.

Repercutiu ações dos seus dois mandatos em prol da comunidade surda, citando a lei que institui a Semana Municipal de Libras e o projeto que prevê uma Central de Interpretes na cidade. O pedetista ainda defendeu melhoria na acessibilidade na escola, que recebe estudantes com múltiplas deficiências, além de uma maior inclusão e valorização dessas pessoas em todos os setores da sociedade.

Em aparte, o vereador Alceu Thomé/PTB disse já ter realizado voluntariado na Escola Helen Keller, pontuando que ela é referência no país. O vereador Edson da Rosa/PP lembrou a passagem de Tibiriçá Maineri/Republicanos pela Câmara, primeiro e até então único vereador surdo da história do Legislativo caxiense.

20/08/2020 - 16:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo