Voltar para a tela anterior.

Protagonismo das mulheres no campo de trabalho é debatido na segunda live do Agosto Lilás

Painelistas relataram as experiências profissionais e os obstáculos enfrentados nas atividades


O segundo painel do Agosto Lilás, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores (PEM), abordou os desafios do empreendedorismo feminino. O encontro virtual, que ocorreu nesta quinta-feira (13/08), contou com a mediação da vereadora Tatiane Frizzo/PSDB. A parlamentar é autora da Lei Nº 8.488, que instituiu o mês de agosto para a promoção e conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Para o debate, foram convidadas Nice Oliveira, educadora física e empresária, e Joanne Cristina Pedro, militante do movimento de trabalhadoras e integrante da Saboaria Popular Las Margaritas.

Após as considerações iniciais, a vereadora Tatiane Frizzo resgatou o contexto histórico da luta das mulheres por direitos trabalhistas. “No passado, até a segunda metade do século XVIII, as funções das mulheres eram limitadas a cuidar da casa, do marido, dos filhos. O homem era o provedor financeiro do lar. Mas esse cenário começou a mudar, com a chegada da Revolução Industrial. Na medida em que as empresas se fortaleciam, havia necessidade de mão de obra. Porém, os valores pagos e as condições de trabalhos para mulheres eram inferiores do que ao dos homens. Realidade que acontece na atualidade. No entanto, a inserção das mulheres no mercado de trabalho teve fator decisivo para a inclusão delas na educação formal”, destacou a parlamentar.

Conforme Joanne, as mulheres demoram mais para serem inseridas no mercado de trabalho, principalmente, nesse período de pandemia. Para ela, há recortes sociais e de raça no universo feminino. Isso, segundo ela, acentua ainda mais a desigualdade que as mulheres vivem. “O tema feminismo está sendo depreciado, muito por conta das redes sociais. O feminismo não é o contrário ao machismo. A luta feminista tem como base fatos históricos e concretos”, salientou a empreendedora.

Já para Nice, o empreendedorismo feminino passa por muitas dificuldades estruturais, como a compreensão familiar. “As mulheres são educadas para darem conta de questões relacionadas à casa, o que atrapalha no desenvolvimento profissional. As mulheres precisam conquistar o empoderamento, a autoestima, a saúde”, ressaltou a educadora.

A próxima live do Agosto Lilás será no 20/08, às 20h, pelo Facebook da vereadora Paula Ioris/PSDB. A parlamentar fará a mediação da reunião. O encontro abordará o tema Mulheres na Política. O evento terá como painelistas TAMYRIS PADILHA, advogada, Presidente do Movimento Política de Saias, integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB Caxias, e ELIS RADMANN, cientista social e política socióloga.

Além de Tatiane Frizzo e Paula Ioris, integram a PEM, Denise Pessôa/PT (presidente) e Gladis Frizzo/MDB.

PROGRAMAÇÃO DA PRÓXIMA LIVE

TEMA: MULHERES NA POLÍTICA

DATA: 20/08

HORÁRIO: 20hs

CONVIDADAS:

ADVOGADA TAMYRIS PADILHA

SOCIÓLOGA ELIS RADMANN

MEDIAÇÃO: PAULA IORIS

ACESSO À LIVE: www.facebook.com/paula.ioris

 

BIOGRAFIAS

 

TAMYRIS PADILHA

Advogada, Presidente do Movimento Política de Saias, integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB Caxias.

ELIS RADMANN

Cientista social e política, socióloga, especialista e mestre em ciência política, com formação sólida nas ciências sociais. Fundadora do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO). Elis é Conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM) e Conselheira de Desburocratização e Empreendedorismo no Governo do RS. Coordena a execução da pesquisa EPICOVID-19 RS, que vêm realizando testes rápidos com a população gaúcha durante o período da pandemia da Covid-19 e auxiliando as tomadas de decisão do Governo do Estado. Semanalmente tem colunas disponíveis no portal Coletiva.net.

 

 

*Redator: Douglas Barreto 

14/08/2020 - 10:38
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo