Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo apresenta projeto que cria museu de arte a céu aberto na Avenida Júlio de Castilhos

Proposta cria exposição permanente com painéis para expor trabalhos produzidos em Caxias do Sul


O vereador Gustavo Toigo/ PDT apresentou, na Sessão Ordinária da última quinta-feira (06/08), projeto de lei que institui o “Museu Aberto de Arte Avenida Júlio de Castilhos” (MAAJIC). O texto prevê a fixação de totens contendo painéis nos canteiros da avenida, onde serão colocadas imagens de obras de artistas locais. Os suportes terão dimensões adequadas para não prejudicar a sinalização de trânsito nem a mobilidade dos pedestres, e a exposição será permanente, mas com os atrativos trocados periodicamente. Por incentivar o acesso à arte em ambiente aberto, a proposta vai ao encontro das medidas de distanciamento social que passaram a ser adotadas em função da pandemia de Covid-19.

Os objetivos são aproximar a população da arte e da cultura produzidos em Caxias do Sul, por meio da reprodução de pinturas, obras de artes, documentos, letras de música, fotografias e outros; fomentar o trabalho de artistas e grupos; democratizar o acesso à cultura; reconhecer o trabalho dos artistas locais; e incentivar a valorização da história cultural do município.

“Queremos aliar a beleza e a riqueza histórico-cultural da Avenida Julio à possibilidade de levar ao maior número de pessoas atrações nas áreas de música, artes visuais, gastronomia, pintura, literatura e do teatro, bem como do empreendedorismo”, destaca o vereador proponente.

Toigo também é autor de outras leis e projetos na área cultural: Itinerário Cultural Aldo Locatelli; Prêmio Ícone Dilva Conte de Cultura; Monumento Nacional ao Imigrante como símbolo de Caxias do Sul; Talian como segunda língua oficial do município; Semana Municipal de Valorização do patrimônio histórico e cultural; a música "Oh, de casa!" como patrimônio cultural de natureza imaterial, dentre outros. O projeto foi protocolado nesta quinta-feira (06/08) e apresentado no Grande Expediende da Sessão Ordinária e segue para a análise das Comissões do Legislativo caxiense.

 

11/08/2020 - 08:59
Gabinete do vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo