Rafael Bueno pede que seja esclarecida morte de cão por enforcamento

Mais de duas semanas após cachorro ser achado morto, autor do crime segue sem identificação

O vereador Rafael Bueno/PDT voltou a cobrar na sessão ordinária do Legislativo desta quinta-feira (06/08) que os órgãos competentes esclareçam o caso do cachorro que apareceu enforcado há mais de duas semanas no Parque dos Macaquinhos. Vídeos circularam pela internet apontando um provável suspeito de ter cometido os maus-tratos seguido de morte. O parlamentar relembrou, ainda, ter procurado o comando da segurança pública da prefeitura para solicitar mais investimento em câmeras de monitoramento em praças e parques. A falta desses equipamentos pode ter facilitado a ação do criminoso.

"Os animais continuam sendo abandonados em nossa cidade, principalmente nas áreas mais afastadas do Centro, apesar das campanhas de conscientização e de adoção. E também temos visto casos graves, como esse do Parque dos Macaquinhos, por isso precisa ser esclarecido. Ninguém é obrigado a gostar de animais, mas tem que respeitar e ser punido conforme a legislação se cometer maus-tratos", enfatizou Bueno, que foi relator do projeto de lei que instituiu o Código de Defesa Animal do município.

O parlamentar citou ainda a campanha "Adote por Amor", a qual a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo que preside ajudou a divulgar, que em três meses ajudou na adoção de 74 animais. Hoje, 698 animais seguem abrigados no canil. Ele ressaltou também a participação de ONGs de proteção nessa campanha. Para mais informações, é preciso acessar o site www.caxias.rs.gov.br (seção links úteis).

Bueno também solicitou que sejam intensificadas as castrações no município, o que minimizaria o abandono.

06/08/2020 - 13:50
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT