Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno faz visita ao Hemocentro e pede apoio da doação de sangue e plasma

Vereador aproveitou para doar sangue e verificar condições de trabalho


O vereador Rafael Bueno/PDT visitou na manhã desta sexta-feira (31/07) o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) para verificar as condições de funcionamento, de trabalho dos servidores e aproveitou para doar sangue, prática feita desde seus 18 anos. O parlamentar pediu à população procure o órgão para fazer doação de sangue e também de plasma, quem tiver essas condições, porque isso tem ajudado no tratamento do coronavírus. Com o componente do sangue de alguém recuperado, é possível passar anticorpos para doentes em estado grave por meio de uma transfusão. A primeira transfusão de plasma na cidade ocorreu no final de maio.


Como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, Bueno destacou a importância de a população se mobilizar para doar de sangue e plasma. E a comunidade tem dado a resposta, chegando a 65 doadores em média, por dia, maior que nos últimos meses.


"Tenho essa prática desde os meus 18 anos, e acho que as pessoas precisam doar para ajudar os demais, principalmente em tempos de pandemia", destacou o parlamentar. "Doar pode salvar vidas."

COMO DOAR PLASMA

A seleção dos doadores de plasma é realizada pelo Hemocentro e passa por avaliação. Para doar, as pessoas precisam ter entre 18 e 60 anos, a Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, e que estejam há mais de 28 dias recuperadas, sem sintomas nem apresentar outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, o Virvi Ramos está habilitado, mas outros hospitais estão em estudo. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290.4543 e (54) 3290.4580 ou pelo WhatsApp (54) 9 8418.8487. O Hemocs (Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Nos sábados, das 8h às 12h.

31/07/2020 - 13:52
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo