Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno protocola dois projetos relacionados à religião

Um dos documentos trata da regulamentação da assistência religiosa nas entidades hospitalares


O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou nesta quinta-feira (30/06) dois projetos de lei voltados à religião. Um dos projetos trata da assistência religiosa em casas de saúde, garantindo o acesso de pessoas ligadas às mais diversas religiões para visitas a pacientes que assim desejarem. O segundo se refere ao Dia do Alabê (Tamboreiro).

No caso da atenção religiosa, o projeto visa garantir a promoção de uma assistência nas entidades hospitalares sediadas em Caxias do Sul em consonância com os princípios éticos, humanitários e sociais que possam garantir dignidade, confidencialidade, privacidade e autonomia aos pacientes e seus familiares.

"Do mesmo sentido, é preciso garantir o entrosamento dos religiosos entre si e destes com os diferentes setores operacionais e administrativos das instituições de saúde, daí a importância da regulamentação aqui proposta", comentou o Babalorixá Luiz Carlos de Mello, que sugeriu a proposta como presidente da Associação Espiritualista Beneficente Mãe Iemanjá e Cacique Guarani. Também acompanharam o protocolo o Babalorixá Rodrigo Sperotto, o Sacerdote de Umbanda Fábio Boff e o Alabê João Francisco Viana da Silva.  

No caso do Dia do Alabê (Tamboreiro), é o título recebido pelo responsável de toques de rezas africanistas e/ou pontos de umbanda, executados dentro de uma casa de religião. O seu toque facilita a chegada de entidades em ritualísticas pertinentes ao dia a dia, tais como os diferentes tipos de iniciações, homenagens, festas, proporcionando, também, alegria aos participantes do mundo material e espiritual. O dia escolhido foi o 4 de julho, numa referência à morte de um
dos maiores nomes dentre os Alabês no Africanismo, no Rio Grande do Sul, o Mestre Borel.

"É importante valorizar todas as religiões, que se unem para o bem comum, por isso sempre busco fazer esse reconhecimento nos meus mandatos", destacou Bueno.

30/07/2020 - 14:46
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo