Voltar para a tela anterior.

Tatiane Frizzo defende serviço especializado para pessoas com autismo

Vereadora participou de reunião na FAS


A vereadora Tatiane Frizzo/PSDB participou de uma reunião, na tarde desta segunda-feira (13/07), na Fundação de Assistência Social (FAS). A parlamentar foi recebida pela presidente da entidade, Marlês Andreazza. O encontro abordou os serviços ofertados pelo Município para pessoas com deficiência, em especial, as que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), principalmente, para níveis leve e moderado. A reunião contou com a participação da presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias do Sul (AMA), Luiza Palhano.

Durante a reunião, a vereadora reforçou a necessidade de ter a oferta do serviço em Caxias do Sul. Ela também destacou que o ideal seria um atendimento multidisciplinar, que contemple diversos profissionais, para que os autistas possam melhorar o desenvolvimento pessoal, e consequentemente, social.

“A nossa cidade precisa olhar com atenção para a pessoa com deficiência. Precisamos de um local que atenda esse público, de forma multidisciplinar. Por isso estou trabalhando, desde o início do meu mandato, junto às mães de crianças autistas e ouvindo as demandas e pensando em soluções.”

Com o objetivo de regularizar o serviço, a presidente da FAS destacou que a intenção é ampliar os atendimentos do Mosaico Centro Dia. Segundo Marlês, a ideia é criar um Centro Especializado no Atendimento para Pessoas com Deficiência, que contemple as pessoas com autismo.

Tatiane Frizzo esteve na FAS, ainda em outubro do ano passado, em busca de solucionar problemas de atendimento a pessoas com autismo, após uma solicitação de um grupo de mães. Os filhos eram atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Farroupilha (AMAFA), porém, o serviço foi rompido para os caxienses, por conta da falta de um convênio.

Nesse sentido, a vereadora vem recebendo demandas de famílias, por meio de seu gabinete, sobre a procura de serviços multidisciplinares que atendam as necessidades da população que sofre com esse tipo transtorno neurológico. Em março desse ano, a parlamentar encaminhou o assunto à Secretaria da Saúde. Na oportunidade, Tatiane Frizzo solicitou ao titular da pasta, Dr. Jorge Olavo Hahn Castro, a realização de um convênio entre o Poder Público e a AMAFA, nos mesmos parâmetros de cidades da região, como Carlos Barbosa. Para viabilizar o convênio e dar prosseguimento aos trâmites, o secretário solicitou à Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias do Sul (AMA) um ofício com o requerimento, que contenha a relação das crianças que necessitam de atendimento e uma declaração médica.

14/07/2020 - 14:46
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo