Rafael Bueno revela números preocupantes na área da saúde

Resposta ao pedido de informações aponta mais de 50 mil pessoas à espera de exames

O vereador Rafael Bueno/PDT utilizou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (14/07) do Legislativo para revelar o conteúdo do Pedido de Informações feito à Secretaria Municipal da Saúde referente às listas de esperas para consultas, exames e cirurgias referentes aos últimos meses. Para o pedetista, o Executivo precisa ter um plano de ação pós-pandemia, porque os números de caxienses na expectativa por serem atendidos se agravam a cada dia. Os dados são referentes a até 4 de junho deste ano.

Bueno, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo, citou alguns números que considera graves. Por exemplo, para exame de cintilografia são 807 pacientes na lista de espera, com tempo previsto para agendamento em 23 meses. Na colonoscopia, são 1.731 usuários e espera de 91 meses. Para ecocardiograma adulto, a espera é de 25 meses e são 1.024 os pacientes. Para ressonância magnética, são 3.236 pessoas e o tempo médio de agendamento chega a quase 11 meses.

No caso das cirurgias eletivas autorizadas e não realizadas o total chega a 4.354, sendo 1.179 apenas em traumatologia e 893 em cirurgia geral.

Para a primeira consulta, segundo o relatório, são 4.314 pacientes na angiologia, na cardiologia (infantil e adulto) são 1.690, na oftalmologia são 6.494 e otorrino, 1.378 e mais de 5 mil na lista de espera em psiquiatria e psicoterapia infantil e adulto. No total, para consultas, somados todos os números, chega-se a 52.103 pessoas aguardando a primeira consulta.

"Na questão psiquiátrica, pelo momento de pandemia que vivemos, essa situação se torna grave e delicada, porque as pessoas estão enfrentando muitas dificuldades. É uma área que precisa de muita atenção", relembrou Bueno.

O pedetista, que já fazia pedidos de informações referentes à saúde no governo municipal anterior (cassado), disse que irá manter a postura:

"Trago os dados como esclarecimento a todos vereadores e comunidade, mas com preocupação. Nós podemos mais deixar pessoas sofrendo e aguardando em intermináveis listas de espera. É preciso responsabilidade e agilidade."

14/07/2020 - 13:44
Gabinete do Vereador