Voltar para a tela anterior.

Toigo propõe que empresas adotem bibliotecas

O parlamentar está preocupado com as dificuldades de compreensão de leitura no Brasil


Preocupado com as dificuldades de compreensão de leitura, no Brasil, o vereador Gustavo Toigo/PDT deu entrada, nesta quarta-feira (16), a projeto de lei que busca estimular empresas a adotarem bibliotecas. Trata-se do chamado Adoteca.

Desde a tribuna, na sessão de hoje, ele explicou que, se aprovada, a proposição contribuiria para a proteção e diversificação de acervos variados. Em troca de contribuições financeiras, as empresas poderiam afixar, sobre as fachadas dos locais apoiados, dizeres de apoio à leitura.

Toigo destacou que a matéria, que já começou a tramitar nas comissões da Casa, visa a combater resultados de déficit de leitura constatados pelo Brasil. Citou pesquisa trienal do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos. O levantamento registra o país na 53ª colocação, entre 65 pesquisados, sobre o quesito leitura. A amostragem também demonstrou que, aos 15 anos de idade, seis em cada dez brasileiros não são capazes de compreender breves textos.

Por isso, o parlamentar reiterou a necessidade de se investir mais, em bibliotecas, nas escolas. Também apoiou a inclusão de digital, por meio da internet, embora considere que esse sistema não substitui a curiosidade da leitura, provocada a partir do livro.

O pedetista salientou, ainda, que, entre os 90 membros empossados ontem, em Porto Alegre, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo do Estado, a maioria entende a educação como prioridade. A opinião consta de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas.

O vereador Vinicius Ribeiro/PDT apoiou a iniciativa de colega. Lembrou que, desde 1950, quando a parcela de jovens de sete a 15 anos de idade, que demanda por ensino, cresceu cinco vezes, só houve preocupação dos governos, com relação à construção de escolas. A seu ver, falta maior atenção quanto à qualidade do ensino.

Segundo Harty Moisés Paese/PDT, a leitura também estimula a saúde física e psicológica do cidadão. Referiu pesquisas que apontam o estudo como auxiliar, na prevenção ao desenvolvimento de doenças como o Mal de Alzheimer.

16/03/2011 - 19:43
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo