Voltar para a tela anterior.

Reunião encaminhou discussões sobre trabalho dos profissionais da saúde em tempos de coronavírus

Comissão de Saúde e Meio Ambiente se reuniu com representantes da área na manhã desta quarta-feira (24/06)


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) do Legislativo caxiense realizou, na manhã de hoje (24/06), uma reunião para discutir sobre as condições de trabalho de profissionais da saúde do município durante a pandemia da Covid-19, tema sugerido pela vereadora Denise Pessôa/PT. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, vereador Rafael Bueno/PDT.

Na reunião foram apresentadas diversas demandas relacionadas aos profissionais da saúde, como a necessidade de ampliar a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), melhor infraestrutura nos hospitais e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), testagens mais amplas para a Covid-19 aos profissionais que lidam diretamente com o tratamento da doença e demais equipes, além da conscientização dos usuários para evitarem aglomerações e sempre usarem máscaras, o que não estaria ocorrendo com frequência.

Estiveram na reunião os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Denise Pessôa/PT e Paula Ioris/PSDB, além das assessorias dos vereadores Renato Oliveira/PCdoB e Gladis Frizzo/MDB. Também participaram a médica Valéria Scur, representando a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Tatiane Fiorio e Luciana Menegotto, da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Silvana Pirolli, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), a servidora pública Karina Santos, o gerente regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte, e o assessor do deputado estadual Luiz Marenco/PDT, Rodrigo Morales. 

Tatiane Fiorio, que coordena a 5ª CRS, comentou sobre a dificuldade de formar equipes médicas para fazer os atendimentos. “Nós temos capacidade limitada de profissionais nos ambientes de saúde, falta de médicos intensivistas e de equipes de enfermagem. Isso porque o trabalho de enfermagem em um leito clínico é diferente de uma UTI, então precisa de toda a capacitação desses servidores", declarou.

Ela também relacionou a questão de médicos acima dos 60 anos e os que têm doenças preexistentes, integrantes do grupo de risco, e que isso dificulta ainda mais a formação uma equipe completa.

A presidente do Sindiserv, Silvana Pirolli, destacou o cansaço e estresse que os profissionais da saúde sofrem, muitas vezes trabalhando ininterruptamente, além da preocupação diária com a possibilidade de estarem infectados. "Os nossos trabalhadores estão atuando 100% para garantir os atendimentos que a população precisa”.

A diretora do departamento de saúde do Sindiserv, Karina Santos, complementou a fala ao solicitar que fossem realizadas testagens mais amplas nos profissionais de saúde, não apenas naqueles que apresentarem sintomas, mas em toda equipe ao seu redor.

O presidente da Comissão, Rafael Bueno/PDT, solicitou à representante da SMS, Valéria Scur, atenção à superlotação de algumas UBSs, como exemplo a do bairro Cristo Redentor. Pediu que fosse estudada uma forma de diminuir o fluxo de usuários em determinados horários. Além disso, mostrou preocupação com a estrutura física de alguns postos, sugerindo que essa demanda seja resolvida a partir da vinda de recursos federais.

Valéria explicou como foi feito o enfrentamento ao vírus desde o início da pandemia, dando prioridade dos testes aos profissionais de saúde, que estão em maior contato com a possibilidade de contrair a doença, montando protocolos do uso de EPIs, monitorando o fluxo de pacientes e fazendo visitas em diversas unidades.

Tatiane Fiorio e Luciane Menegotto pediram também a conscientização da população para evitar aglomerações e a articulação das vigilâncias de saúde para traçar planos e ações. Vanius Corte comentou sobre o caso recente da JBS, em Ana Rech, em que diversos funcionários foram testados e diagnosticados com o vírus, apresentando perigo para familiares dos trabalhadores, moradores do bairro e arredores.

Meneguzzi, integrante da CSMA, comentou que tem recebido informações de servidores sobre espaço reduzido para atendimento, principalmente na UPA Central. As vereadoras Paula Ioris e Denise Pessôa também se manifestaram, pedindo atenção ao tema. Por fim, Rafael Bueno lamentou a ausência do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva, e de representantes do Sindisaúde. 

Além de Bueno, integram a CSMA os parlamentares Alberto Meneguzzi/PSB, Gladis Frizzo/MDB, Renato Oliveira/PCdoB e Tatiane Frizzo/PSDB.

Redação: Érick Oliveira

24/06/2020 - 14:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo