Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno participa de comemoração de um ano da UBS do Cristo Redentor

Uma das principais lutas políticas do vereador, unidade básica de saúde já realizou milhares de atendimentos


O vereador Rafael Bueno/PDT participou na tarde desta sexta-feira (19/06) de uma homenagem simbólica pelo um ano de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cristo Redentor. A abertura da UBS ocorreu em 14 de junho de 2019, data histórica para os moradores do bairro. Entre eles Bueno, que há mais de uma década antes iniciou uma luta junto com a comunidade pela unidade de saúde. O vereador nasceu e sempre viveu com a família, amigos e vizinhos no Cristo Redentor. Nas cobranças e conquistas nos dois anos de mandato como presidente do bairro - o primeiro foi exercido quando tinha 17 anos - e nos dois mandatos como vereador, o parlamentar classifica o funcionamento da UBS como um dos marcos mais importantes em sua trajetória política e uma conquista da população.

Rafael Bueno foi recebido pelo gerente da UBS, Tâmara Muchulski, e demais servidores. Ela mostrou como está o funcionamento da UBS e destacou números importante de atendimentos. Por exemplo, nos últimos 12 meses foram 5.672 consultas em geral, 4.833 procedimentos ambulatoriais, 730 consultas com pediatras, 1.344 consultas com ginecologistas e obstetras, 3.651 vacinas e 2.974 procedimentos odontológicos.

"Muitas pessoas acham que a política não traz resultados, mas precisamos levantar bandeiras e não desistir", destaca Bueno, lembrando de políticos que acreditaram na realização da obra (cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos), como o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho e o ex-chefe de Gabinete Edson Néspolo. 

Em abril de 2018, o vereador ingressou com um pedido junto do Ministério Público (MP), com mais de 4 mil assinaturas, pedindo a abertura. Ele disse que ficou mais que comprovado, em depoimentos, imagens e documentos, que a abertura das portas beneficiaria moradores não apenas do Cristo Redentor, mas do Panazzolo, Exposição, Vila Ipiranga e do loteamento Flor da Serra, chegando a quase 15 mil moradores. No final de abril de 2019, depois de uma discussão que se arrastou por muitos meses, o MP determinou que a prefeitura abrisse a UBS em no máximo 45 dias.
O pedetista tem recente na memória toda a mobilização em torno da UBS. Ele visitava as pessoas e participava de encontros do Orçamento Participativo, em entidades do bairro, missas e reuniões de pessoas para explicar a importância de ter um posto de saúde. Durante seus dois mandatos como vereador, Bueno também organizou audiências, reuniões e encaminhou diversos Pedidos de Informações cobrando os motivos pelos quais a unidade se mantinha fechada mesmo depois de pronta. 

"Ver essa UBS em ótimo funcionando me emociona, ainda mais quando percebo a dedicação da Tâmara e toda equipe de servidores, que não medem esforços para que tudo transcorra bem", destacou.

Estrutura - A UBS do Cristo Redentor tem 360 metros quadrados, distribuídos em uma sala de grupo, uma sala de observação, um consultório ginecológico, dois consultórios odontológicos, cinco consultórios multiprofissionais (podem ser usados por pediatras, médicos clínicos, assistentes sociais e enfermagem), uma sala de vacinas, farmácia, recepção, sala de gerência, almoxarifado, copa, sala de lavagem e esterilização de materiais, depósito de materiais de limpeza e sanitários. 

Homenagem - Na ocasião, a artesã Teresa Cristina Mendonça de Almeida, moradora do Panazzolo, foi homenageada pelos funcionários por ter doado mais de 400 máscaras à UBS. Ela pediu apenas que os servidores fizessem doação de alimentos a pessoas carentes, e não aceitou dinheiro pelas máscaras.

19/06/2020 - 17:06
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo