Voltar para a tela anterior.

Perfuração e adequação de poços artesianos no Interior ganham atenção da Comissão de Agricultura

A reunião foi comandada pelo vereador Arlindo Bandeira, presidente do grupo parlamentar


Na tarde desta quinta-feira (18/06), a Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) da Câmara Municipal realizou ação na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, para debater sobre a viabilidade da perfuração de poços artesianos, nas comunidades do Interior de Caxias do Sul. O presidente do grupo parlamentar, vereador Arlindo Bandeira/PP, comandou os trabalhos.

O vereador-presidente afirmou que tem recebido diversos pedidos, por parte da comunidade do Interior, para a instalação de poços artesianos, em suas localidades. Bandeira ainda relembrou que a região passa por um período de estiagem muito grave que afeta as áreas rurais do município. “Por isso, a necessidade de responder às dúvidas da população, para que as necessidades sejam resolvidas da melhor forma possível, sendo favoráveis para todas as partes”, enfatizou.

A engenheira-agrônoma da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Neiva Rech, destacou que, durante a estiagem, cerca de 70% da população rural teve problemas no abastecimento de água. Afirmou que a pasta encaminhou ao Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) a indicação, de que cerca de 20 poços, que não estão sendo utilizados, possam ser analisados tecnicamente, verificando as possibilidades de reforma e reutilização. A engenheira ainda salientou que o poço artesiano tem duração finita, pois é um recurso que demanda grandes cuidados.

Tiago de Vargas, geólogo do Samae, afirmou que a instituição tem contribuído com a parte técnica na decisão e estudo de perfurar novos poços. Tiago salientou que nem todas as comunidades estão localizadas nas melhores regiões para as aberturas de poços. O geólogo ainda informou que vai acolher a indicação da secretaria, avaliando as possibilidades de reabertura de poços que não estão em funcionamento. “O Samae está disponível para tirar as dúvidas sobre a perfuração ou cadastramento de poços”, afirmou o geólogo.

A engenheira Neiva ainda apontou que os moradores da área rural que tiverem solicitações de abastecimento ou da criação de poços devem entrar em contato com a secretaria, pois a demanda será estudada juntamente ao Samae.

Os vereadores Paula Ioris/PSDB e Velocino Uez/PTB, além dos assessores dos parlamentares Alceu Thomé/PTB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Gladis Frizzo/MDB (integrantes da Comissão) estiveram presentes ao encontro, tirando dúvidas e fazendo questionamentos.

18/06/2020 - 17:55
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo