Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno e Sandro Junqueira se reúnem com Inter e Grêmio em favor do Hospital Geral

O objetivo é ajudar na conclusão da ampliação da instituição de saúde; Caxias, Juventude e Esportivo também já foram contatados


O vereador Rafael Bueno/PDT e o diretor-geral do Hospital Geral (HG), Sandro Junqueira, conversaram, na tarde desta quarta-feira (17/06), com as direções do Sport Club Internacional e do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, em Porto Alegre, e selaram parcerias institucionais, para ajudarem na conclusão das obras de ampliação da instituição. Bueno preside a Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do HG e a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Segundo Junqueira, seriam necessários cerca de R$ 20 milhões para o término da ampliação do HG, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha para angariar recursos deve ser lançada e detalhada no mês que vem. Além de Grêmio e Inter, as direções da S.E.R. Caxias, do E.C. Juventude e do Clube Esportivo Bento Gonçalves já foram contatadas. Nos próximos dias, a proposta será apresentada às agremiações da Serra gaúcha.

No Estádio Gigante da Beira-Rio, Bueno e Junqueira foram recebidos pelo presidente colorado, Marcelo Medeiros. O clube também se comprometeu em auxiliar, de alguma forma, na campanha de divulgação. Medeiros destacou a importância da conclusão do HG, para a região da Serra. Vice-presidente de Marketing e Mídia, Nelson Pires considerou ótima a causa, além da possibilidade de ajudar no atendimento à saúde de milhares de pessoas.

Na Arena do Grêmio, Bueno e Junqueira conversaram com o presidente do clube, Romildo Bolzan. O diretor-geral do HG explicou que será executada uma campanha que visará a buscar doações junto a empresários e à comunidade em geral. Bolzan confirmou que o clube irá se envolver de forma institucional, para ajudar na divulgação da campanha. Isso será feito por meio do marketing do clube e do HG, contando com a participação de jogadores mais identificados com a torcida. "Conheço bem a história do Hospital Geral. A conclusão é uma causa nobre, e o Grêmio, certamente, irá colaborar no que estiver ao nosso alcance", destacou Bolzan. O ex-deputado estadual Gilmar Sossella/PDT participou da reunião com o Tricolor gaúcho.

Bueno agradeceu o apoio dos clubes. Disse acreditar que muitos torcedores e comunidade irão se sensibilizar, por se tratar de uma obra que ampliará a capacidade do hospital em, pelo menos, 60%, com mais 40 leitos de UTI, por exemplo. "Nesse momento de pandemia da Covid-19, seria fundamental já termos esses leitos de UTI. Então, antes tarde do que nunca", observou o vereador.

O diretor-geral do HG mostrou satisfação de ver que a obra, parada desde 2016, será retomada, e com ótimas possibilidades de a construção se iniciar em breve.

Em outra frente, a Prefeitura de Caxias do Sul destinou R$ 1,5 milhão ao HG, para a retomada das obras. A empresa JBS se comprometeu com a direção do HG, em ajudar com materiais necessários para o projeto, além da doação de camas completas, para 80 leitos.

A projeção é que a oferta de serviços, com a ampliação, será de 60%, sendo disponibilizados mais 118 leitos, passando de 237 para 355. Com o remanejo de serviços, ainda crescerá a capacidade do pronto-socorro, de nove para 22 leitos. O HG abrange 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e atinge em torno de 1,2 milhão de habitantes.

Além do vereador-presidente Rafael Bueno/PDT, fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral os vereadores Adiló Didomenico/PSDB, Arlindo Bandeira/PP, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Paula Ioris/PSDB, Renato de Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PTB.

* Redator: Daniel Corrêa.

17/06/2020 - 18:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a):

Ir para o topo