Voltar para a tela anterior.

Alceu Thomé sugere estudo para viabilizar empresas nas regiões de bacias de captação

Vereador frisou que é possível conciliar desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente


Na sessão ordinária desta terça-feira (16/08), o vereador Alceu Thomé/PTB sugeriu a criação de um grupo de estudos, para viabilizar a criação de empreendimentos, situados nas bacias de captação do município. Essa região compreende os bairros Capivari, Mariland, Século XX, São Ciro I e II e Serrano. Salientou que esses bairros possuem tratamento de água e esgoto e representam menor risco ao meio ambiente. Indicou que deveria ser encontrada uma solução que conciliasse questões econômicas e sustentáveis.

O petebista ressaltou que a região possui potencial empreendedor e pontuou que os antigos governantes, ainda na época de construção das represas do Sistema Marrecas e Dal Bó, não tiveram a preocupação de desapropriar as áreas de terra, compatíveis com a necessidade de preservação dos mananciais.

Alceu defendeu que essa região, que compreende a Zona das Águas do município, fosse avaliada pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), a fim de que possibilitasse a regularização da área, para o estabelecimento de empresas e a criação de empregos, através de atividade de baixo risco ao meio ambiente. Ele ainda estimulou políticas públicas e pediu a colaboração do Executivo.

Em seguida, o vereador Adiló Didomenico/PSDB sugeriu que a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) contemplasse a Zona das Águas, através do Plano Diretor, com um regramento moderno.

16/06/2020 - 14:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo