Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno indica que prefeitura faça parceria para UCS também administrar UPA Central

Presidente da Comissão da Saúde participou de reunião sobre minuta de convênio para UPA da Zona Norte, falou em preservação de empregos e prioridade a servidores públicos


O vereador Rafael Bueno/PDT participou de reunião na Câmara Municipal na quarta-feira (10/06) na qual a Prefeitura apresentou o pedido de autorização legislativa para viabilizar convênio entre o município e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), na gestão e na operacionalização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte. Bueno saudou o convênio e solicitou que haja preservação de empregos de funcionários que estão trabalhando pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), terceirizada que tem contrato até o final de junho.

O projeto de lei entrou em regime de urgência, e o Legislativo garantiu que a tramitação se dará com a maior brevidade possível. O acordo compreende a administração e a manutenção de toda a infraestrutura da UPA. Bueno, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, manifestou-se dizendo que o momento é histórico.

"Fiquei feliz que as pessoas que lá estão trabalhando serão recontratadas a partir desse novo convênio. Esse momento que estamos vivendo agora deveríamos ter passado lá atrás, quando a gestão anterior da prefeitura fez um convênio nada claro com a empresa terceirizada, o que acarretou em discussões graves, até mortes, que ainda estão sendo analisadas na Justiça", destacou Bueno.

O pedetista reiterou que a partir de agora é preciso ter total transparência para que os caxienses, principalmente os que vivem em regiões de maior vulnerabilidade, como a Zona Norte, tenham certeza de um bom atendimento na UPA. Bueno também pediu que cargos de chefia na nova gestão sejam ocupados por servidores públicos da área da saúde.

"Já que o modelo de gestão será compartilhado desde o início, acredito que deva ter servidores do município em atuação, principalmente em cargos de ponta, para que não haja indicações de A ou B, como se viu no passado com privilégios a parentes", afirmou.

Por fim, o parlamentar destacou que o convênio possibilitará a formação de mais profissionais na área da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, fisioterapeutas, entres outros. E lançou um desafio:

"Acho que podemos inclusive, de forma clara, adiantar a discussão para que a UCS também assuma a UPA Central (antigo Postão). Assim, não correremos o risco que tivemos agora, de colapso na saúde pública de Caxias do Sul, que ocorreria sem a celebração do convênio."

12/06/2020 - 10:07
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo