Voltar para a tela anterior.

Comissão de Direitos Humanos recebe garantias sobre água e energia elétrica

Representantes do Samae e da RGE detalharam medidas para o período de pandemia


Garantias sobre os serviços de água e energia elétrica foram dadas a vereadores, durante reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC). O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (10/06), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na pauta, estava o aumento nas tarifas. O presidente do grupo parlamentar, vereador Renato Oliveira/PCdoB, comandou os trabalhos. O evento não foi aberto ao público, mas a comunidade pôde acompanhar pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) e fazer questionamentos via Facebook e WhatsApp.

De acordo com o vereador Renato, é possível perceber empenho do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), para que não haja corte no abastecimento de água, durante o período de pandemia da Covid-19. Enfatizou que a comissão continuará vigilante nas ações das instituições, incluindo a Rio Grande Energia (RGE).

Diretor-presidente do Samae, Ângelo Barcarolo relembrou que a cidade passa pela maior estiagem dos últimos 50 anos e também enfrenta a pandemia. Apontou que, devido aos níveis baixos nas represas, estão sendo enfrentados problemas com a qualidade da água, a partir da capitação. “Estamos nos desdobrando para manter, minimamente, o abastecimento de Caxias do Sul”, observou.

Desde o dia 18 março, o Samae tem adotado a técnica de cálculo dos gastos mensais a partir da média aritmética dos últimos três meses de consumo. Essa medida foi adotada para metade da cidade de Caxias do Sul, devido à necessidade da diminuição dos colaboradores que realizam o serviço de leitura dos registros. O gerente de negócios do Samae, Luis Fernando Boeira de Vargas, afirmou que aqueles que receberam aumentos expressivos em suas contas terão os valores revisados e corrigidos, mas pediu que a população tivesse calma.

A chefe de faturamento do Samae, Marlene de Fátima da Silva, ressaltou que, caso a população tiver dúvidas ou problemas, deve ser evitado formar aglomerações ao comparecerem na instituição. Pediu a utilização de canais online e via telefone.

O gerente de Atendimento da RGE, Alex Sandro Wachholz, explanou que, por meio de decreto da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a partir de meados de março (quando se iniciaram as ações de isolamento social) até o dia 14 de abril, a empresa realizou a leitura pela média de gastos dos últimos 12 meses dos consumidores. A partir do dia 15 de abril, o serviço voltou à normalidade. Nesse período, em que foi utilizada a média, segundo ele, a população teve aumento de consumo, devido ao maior número de pessoas em casa.

Alex Sandro ainda afirmou que não há reajuste das tarifas, já que o governo federal determinou que, até dezembro, não houvesse aumentos. O gerente garantiu que não será feito o corte de energia para instituições que prestam serviços essenciais (hospitais, farmácias, supermercados, etc.). Também afirmou que o pagamento das contas deve continuar sendo feito.

O diretor do Procon Caxias do Sul, Dagoberto dos Santos, ressaltou a importância de haver diálogo entre as instituições e a população. O diretor destacou que o país e a cidade passam por uma situação difícil causada pela Covid-19 e que é necessário um entendimento claro entre as partes. Afirmou que o Procon tem recebido diversas denúncias sobre aumentos, nas contas de água e energia.

Presente ao encontro, a vereadora Denise Pessôa/PT comentou sobre denúncias, de que a média, feita pela RGE, não condiz com a realidade dos últimos 12 meses dos consumidores. Também participaram os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Arlindo Bandeira/PP, Clovis Xuxa/PTB, Elisandro Fiuza/Republicanos, Paula Ioris/PSDB e Tatiane Frizzo/PSDB.

Além do vereador-presidente Renato Oliveira/PCdoB, fazem parte da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania os vereadores Denise Pessôa/PT, Chico Guerra/Republicanos, Clovis Xuxa/PTB e Rafael Bueno/PDT.

10/06/2020 - 15:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Lucas de Souza Marques

Ir para o topo