Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno pede máxima transparência no convênio entre UCS e UPA da Zona Norte

Vereador solicitou ainda que apresentação do projeto nesta quarta-feira, às 17h, seja transmitida ao vivo à população


O vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou na tribuna da Câmara Municipal na manhã desta terça-feira (09/06) e pediu que a apresentação da pré-minuta do projeto de parceria entre o Executivo e a Universidade de Caxias do Sul para a gestão da UPA Zona Norte seja feita com máximo de transparência pelos canais de comunicação do Legislativo. Representantes do Executivo estarão no Legislativo para conversar com os vereadores amanhã (10/06), às 17h.

Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo (CSMA), Bueno recebeu com satisfação o anúncio de que a UCS assumirá a administração da UPA no dia 1º de julho, e pediu que haja a preservação dos empregos de quem está trabalhando na UPA. O contrato com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) terminará dia 30 de junho.

Como as sessões e audiências no Legislativo estão restritas ao público em geral em decorrência da covid-19, Bueno acredita que a população deva ter a possibilidade de também esclarecer as dúvidas sobre a nova parceria. Segundo ele, os termos da proposta do Executivo sobre o convênio devem ser bem detalhados, o que não foi feito pela administração passada ao terceirizarem a gestão tanto da UPA da Zona Norte quanto da UPA Central (antigo Postão).

“Acredito que a UCS, que administra o Hospital Geral, tem a possibilidade de fazer um excelente trabalho na UPA, sem contar que ajudará no desenvolvimento de profissionais da área, como médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros", comentou Bueno.

A economia do município em relação ao contrato que era mantido com o IGH deve ser de R$ 200 mil ao mês a partir do convênio com a UCS.

Mais ações - Na segunda-feira (08/06), Bueno participou da sanção Lei Municipal Nº 8.513, relativa ao projeto aprovado pelo Legislativo na semana passada, autorizando o repasse do Executivo no valor de R$ 1,5 milhão ao HG. A verba será destinada às obras de ampliação da instituição, paradas desde 2016 e que foi um dos principais pedidos do pedetista ao prefeito Flávio Cassina e ao vice-prefeito Edio Elói Frizzo. A probabilidade é de que as obras sejam reiniciadas no começo de julho, passando de 237 para 355. O pedetista também comentou sobre o anúncio da empresa JBS, que deverá auxiliar no término das obras do HG.

09/06/2020 - 11:18
Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo