Voltar para a tela anterior.

Corte de gastos proposto por Rafael Bueno é protocolado pela Mesa Diretora do Legislativo

Projeto prevê fim da verba de representação de dois cargos em comissão e redução de assessores para próxima Legislatura


A Mesa Diretora da Câmara Municipal, por meio do presidente Ricardo Daneluz/PDT, protocolou nesta quinta-feira (04/06) projeto de lei sugerindo a extinção de cargos em comissão. O PL 44/2020 extingue um cargo de assessor técnico (ligado às Comissões da Casa), limita a nomeação de auxiliares de bancada somente àquelas que tiverem ao menos três vereadores e revoga dispositivo que concede gratificação de representação os cargos em comissão de diretor-geral e chefe da assessoria de comunicação. Se aprovada pelo plenário, a lei ainda passará por sanção do prefeito e passará a valer a partir do ano que vem, quer dizer, com a nova legislatura, se as eleições forem mantidas neste ano. A sugestão dessa economia partiu do vereador Rafael Bueno/PDT, que protocolou três ofícios à presidência no dia 10 de janeiro deste ano, solicitando cortes em gastos que considera desnecessários.

Um dos pedidos de Bueno já foi atendido, o não reajuste nos vencimentos dos vereadores para a próxima legislatura. O outro, de que seja extinta a verba de representação para os cargos de direção-geral (80% sobre o salário-base) e chefia de comunicação (50% sobre o salário-base), estão na projeto da Mesa Diretora, assim como o corte dos cargos de auxiliares de bancada dos partidos que têm menos vereadores. Sobre o corte nos cargos da direção-geral e chefia de comunicação, Bueno destacou:

"Além de essa verba não ter justificativa plausível, não se reveste de importância para que seja mantida, em razão de que nenhum cargo do Legislativo, exceto os mencionados, têm esse privilégio. Então, a retirada desse aporte se faz necessária e vai ao encontro do que pensa a nossa população."

Bueno conta com o apoio do novo presidente para que os pleitos sejam atendidos:

"Meu colega Daneluz, a quem apoiei para a presidência, tomou uma medida sensata. Agora, será com o plenário da Casa e espero que meus colegas aprovem essa medida."

04/06/2020 - 18:49
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo