Voltar para a tela anterior.

Meneguzzi participa de debate sobre negligência e violência infantil em meio à pandemia

Parlamentar ressalta necessidade de mais conselheiros tutelares em Caxias


O integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Legislativo caxiense, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, participou, nesta sexta-feira (29/05), de uma reunião extraordinária do grupo de trabalho. A finalidade foi discutir sobre negligência, exploração e a violência infantil, durante o período de pandemia do Covid-19. Também participaram representantes da Delegacia da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Fundação de Assistência Social (FAS) e do setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde.

Segundo Meneguzzi, a estatística de violência e negligência contra crianças e adolescentes reveladas pelos participantes é o preocupante. Ele destacou o trabalho dos profissionais ligados ao setor. “Acompanhei a explanação dos convidados com apreensão. Os conselheiros tutelares e os assistentes sociais estão na ponta do atendimento, neste momento de pandemia, quando os dados demonstram o aumento dos indicadores de violência e negligência. Até mesmo, tentativas de suicídio estão ocorrendo”, salienta.

O parlamentar acredita que, neste momento, as ações precisam ser mais efetivas. “Em uma situação como esta, as crianças e adolescentes estão mais desprotegidos. Muitos casos são detectados em sala de aula, mas as escolas estão fechadas devido ao isolamento social”, ressalta.

Desde o início do mandato, em 2017, Alberto Meneguzzi também defende a criação de mais dois Conselhos Tutelares em Caxias do Sul. O município comporta cinco unidades, que podem ser criadas a cada 100 mil habitantes. Conforme o vereador, descentralizaria e proporcionaria um atendimento mais eficaz, verificação de denúncias e acompanhamento de perto das medidas adotadas em benefício da integridade física e psicológica das crianças e adolescentes.

29/05/2020 - 15:03
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo