Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa expõe perigos e reforça combate às notícias falsas

A vereadora destacou que notícias falsas fomentam a desinformação e contribuem para discursos de ódio


As proporções que as notícias falsas (fake news) ganharam na conjuntura nacional pautaram o grande expediente da vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta quinta-feira (28/05). Ela frisou a urgência do combate a notícias falsas. Pediu a identificação de seus autores, por se tratarem de disseminação de ódio, com promoção de ataques à democracia e às instituições do país. Na ótica da vereadora, o aumento, na proliferação das fake news, está diretamente ligado à Presidência da República. Elogiou operação da Polícia Federal (PF), que identificou alvos que disseminam essas notícias.

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB destacou que projetos para punirem autores de notícias falsas têm como princípio valorizar veículos de imprensa e jornalistas profissionais, e não cercear a liberdade da população.

O vídeo da reunião ministerial, com o presidente Jair Bolsonaro e ministros, no último dia 22 de abril, também foi abordado pela parlamentar. Denise chamou a atenção para o pronunciamento do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no qual ele sugere que o governo aproveite a oportunidade, já que, nas palavras dele, a imprensa só fala de Covid-19, e ir passando a boiada, mudando regramentos e simplificando normas, no sentido de flexibilizar a legislação federal para ocupar mais regiões da Floresta Amazônica.

A petista repudiou a manifestação do ministro e a linguagem pejorativa da reunião. Para ela, o ato contraria o decoro esperado de presidente e ministros.

A vereadora Paula Ioris/PSDB também teceu críticas ao presidente Bolsonaro. Segundo a tucana, não é eficiente na área econômica e, tampouco, na saúde, no momento em que o Brasil soma 25 mil mortes pelo novo Coronavírus.

28/05/2020 - 15:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo