Rafael Bueno comemora protocolo de R$ 1,5 milhão para ampliação do Hospital Geral

Parlamentar solicitou que verba fosse direcionada pela prefeitura à instituição que atende 49 municípios e requerimento autorizando repasse foi feito nesta quinta-feira (21) ao Legislativo

O vereador Rafael Bueno/PDT comemorou o protocolo do repasse, no valor de R$ 1,5 milhão, do recurso pré-sal destinado ao Hospital Geral, o documento foi protocolado  em regime de urgência nesta tarde (21/05) pelo Executivo. O repasse entra em votação na Câmara na sessão da próxima quinta-feira (28/05).

Este valor será de grande ajuda contra o vírus do Covid-19, possibilitando o investimento nas obras de ampliação do hospital, que estão paralisadas desde 2016. Esse valor se junta a outras emendas parlamentares conquistadas por Bueno em prol da saúde de Caxias do Sul.

"Carrego essa luta como bandeira do meu mandato, mas agradeço a participação dos demais parlamentares, porque ninguém faz absolutamente nada sozinho. Ao contrário, infelizmente, do que pensam alguns políticos, que querem puxar as pautas apenas para si e ganhar todos os holofotes", declarou o pedetista, sobre recente visita do governador Eduardo Leite ao HG e na qual a Comissão de Saúde não foi avisada da pauta pela vereadora Paula Ioris/PSDB.

O recurso do pré-sal foi anunciado pela União para o Estado e Caxias do Sul em outubro de 2019, junto com outros quatro municípios da Serra. Caxias do Sul recebeu R$ 4 milhões e desde então o vereador começou uma maratona de contatos, reuniões e audiências para viabilizar o repasse desse valor - ou parte dele - ao HG. Em 30 de janeiro deste ano, o parlamentar, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Término das Obras de Ampliação do HG e também da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, reuniu-se com o prefeito Flávio Cassina/PTB para garantir pelo menos R$ 1,5 milhão deste recurso à instituição de saúde. O vereador continuou cobrando e trazendo o assunto nas sessões legislativas e na imprensa para que o repasse fosse realizado o quanto antes.

O pedetista ressalta que, em 2017, o município, comandado pelo prefeito Daniel Guerra, deu calote de R$ 4 milhões ao não repassar o valor para o HG, o que paralisou totalmente as obras e prejudicou a saúde dos caxienses e moradores da região, totalizando 1 milhão de pessoas, porque as obras poderiam estar prontas e dezenas de leitos de UTI abertos, "ainda mais em tempos de luta contra o coronavírus".

“Hoje é um dia de vitória, com esse recurso do pré-sal, movemos mais um passo em direção à ampliação do Hospital Geral. Agradeço ao prefeito Flávio Cassina por garantir que essas obras possam ser uma realidade, nesse momento de pandemia em que a valorização da saúde pública se mostra tão essencial. Agora, é preciso de uma grande mobilização dos municípios e contribuição dos empresários da região para que a obra comece até ser concluída ”, comemora Bueno sobre a conquista, lembrando que já conseguiu R$ 5 milhões em emendas parlamentares individuais e de bancadas, fruto de suas viagens a Brasília em busca de apoio para a conclusão do hospital.

Ampliação - O HG tem atendimento 100% pelo SUS para 49 municípios da região, contemplando 1 milhão de habitantes, para encaminhar a solicitação de recursos para a conclusão da ampliação. O projeto contempla o aumento de 70% da área física e de 60% da capacidade assistencial do hospital, criando 128 novos leitos (87 de internação e 41 de UTIs adulto, pediátrica e neonatal).

21/05/2020 - 16:49
Gabinete do Vereador Rafael Bueno