Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno visita a Secretaria Municipal de Saúde para conferir testes de PCR

Parlamentar representou a Casa Legislativa


O vereador Rafael Bueno/PDT visitou o Laboratório Municipal da Secretaria Municipal de Saúde nesta manhã (21/05). O objetivo foi conhecer o processo dos testes de PCR, que iniciam nesta quinta-feira. Após a apresentação, Bueno visitou também o Hemocentro Regional de Caxias do Sul - HEMOCS, para conhecer o equipamento onde será realizado o estudo do plasma convalescente. A visita foi guiada e seguiu os protocolos de Distanciamento Controlado, com limite de participantes e uso de EPIs. Estiveram presentes também o prefeito Flávio Cassina e o vice Edio Elói Frizzo.

O RT-PCR é o exame mais preciso para identificar o Coronavírus no momento, colocado como referência pela Organização Mundial da Saúde, é uma das principais ferramentas para as confirmações do vírus pelo país. 

O estudo do plasma convalescente é um procedimento experimental que consiste na transfusão de plasma de um paciente curado para um infectado. Isso vale como uma alternativa na diminuição dos sintomas da doença. A ideia é que o plasma de um paciente recuperado contém anticorpos capazes de fornecer uma imunidade maior para o infectado. É o primeiro estudo deste tipo na região e o quinto em todo o país, apontado por pesquisas como um método que pode diminuir a mortalidade em pacientes em situação crítica.

“Como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa Legislativa, agradeço ao convite da secretaria. Hoje pude conferir os testes de PCR e seu processo no HEMOCS, que poderá deixar nossa cidade um pouco mais preparada nesse combate contra o coronavírus, com maior número de alternativas para nossa população”, destaca Bueno.

21/05/2020 - 12:08
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo