Saúde mental durante o isolamento social é abordada por Paula Ioris

A parlamentar destacou a necessidade de trabalhar competências socioemocionais nas escolas

Na sessão ordinária desta quinta-feira (21/05), a vereadora Paula Ioris/PSDB ocupou o espaço do grande expediente para tratar sobre o crescimento dos problemas de saúde mental. Paula destacou que este é um tema tratado desde o início de seu mandato e que é algo preocupante no país e no mundo.

“Sabemos que isso é grave e todas as vezes que apresentamos dados sobre suicídio, eles foram crescentes. E, também sabemos que com a situação do Coronavírus agravou, porém não podemos deixar de lado este tema”, pontuou a parlamentar. A tucana apresentou dados comparativos entre 2019 e 2020 das taxas de suicídio em Caxias do Sul. No ano passado, foram 37 suicídios, enquanto neste ano, já foram registrados 20, sendo 11 deles em fevereiro, antes da pandemia do Coronavírus e do isolamento social. Além disso, Paula destacou que a ansiedade também cresceu de forma generalizada na sociedade, tanto entre crianças como em adultos.

Como forma de prevenir o aumento de suicídio e problemas de saúde mental, a vereadora destaca a necessidade de aprender desde cedo, nas escolas, sobre competências socioemocionais. Segundo Paula, essas competências são a capacidade de cada um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. “O individualismo que nós vivemos na sociedade é fruto da falta de competências socioemocionais”, afirmou.

Paula criticou que alguns pais se preocupam, atualmente, com a possível perda do ano letivo, em disciplinas como Português ou Matemática, mas esquecem do lado emocional que afeta os filhos. “A parte comportamental, para todos nós, crianças, adolescentes e adultos, não aprendemos na escola, mas deveríamos”, complementa. Neste sentido, a parlamentar destacou que fez uma indicação ao Executivo Municipal e ao Governo Estadual para que, neste período de isolamento social, estes conteúdos sobre competências socioemocionais sejam trabalhados juntamente de outras disciplinas.

21/05/2020 - 12:08

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707