Comissão de Segurança recebe informações sobre funcionamento de secretarias municipais

Compareceram à reunião pública conduzida pela vereadora Paula Ioris/PSDB os titulares das pastas de Segurança, Trânsito e Urbanismo

A Comissão de Segurança Pública e Proteção Social (CSPPS) do Parlamento caxiense recebeu, em reunião pública da manhã desta segunda-feira (18/05), os titulares das secretarias municipais de Segurança, Trânsito e Urbanismo, que explicaram sobre o funcionamento e os planos dos órgãos para este ano. A iniciativa faz parte da Caravana da Segurança e Cidadania da CSPPS.

De acordo com a presidente da Comissão, parlamentar Paula Ioris/PSDB, em razão da prevenção à Covid-19, os encontros não têm ocorrido nos bairros, mas nas dependências do Legislativo e sendo transmitidos pelas redes sociais e TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET ou pelo site www.camaracaxias.rs.gov.br). “Além da secretaria da Segurança, convidamos para hoje a do Trânsito e a do Urbanismo por causa do período que estamos vivendo e pelas ações integradas que estão sendo feitas. Precisamos educar a população dentro de uma construção coletiva. Aí sim ficaremos mais fortes para agirmos mais na prevenção do que na reação”, entende Paula.

O relato se iniciou com o secretário de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Hernest Larrat dos Santos Júnior. Ele apresentou um panorama das ações que a pasta realiza atualmente no combate à perturbação do sossego, principalmente passando em postos de combustíveis que reúnem aglomerações de pessoas; e por meio da Operação Bairro Seguro, próximo ao período de pagamento, e da Operação Nômade. O diretor da Guarda Municipal, Jefferson Vargas, acrescentou detalhes da atuação do grupo (confira explanação completa AQUI), com monitoramento de prédios públicos com alarmes (mais de 250), flagrantes de foragidos (só neste ano já foram seis), fiscalização de áreas públicas e de mananciais, acompanhamento de atividades da Secretaria da Saúde (686 casos, em 2019), papel da Escola da Guarda, com capacitações, palestras, entre outros. Da SMSPPS, também esteve presente na reunião o diretor-geral, Alexandre Bortoluz.

De parte do Urbanismo, o titular da pasta, João Uez, sublinhou o reforço do trabalho para evitar a Covid-19. Lembrou que Caxias foi uma das primeiras cidades a emitir decreto com cuidados necessários em torno do isolamento social, em 19 de março deste ano. Segundo Uez, a pasta registrou mais de 3,5 mil denúncias de locais em atividades que colocam as pessoas em risco de contrair o vírus. Ao todo, ocorreram 3,3 mil vistorias, com uma equipe enxuta: 14 fiscais.

“Com esse número de fiscais, é humanamente impossível atender a todas as demandas. Mesmo assim, tivemos êxito em 2,5 mil vistorias. A gente prioriza a orientação, não é para sair multando. Nesse sentido, foram executadas 30 interdições e apenas duas multas aplicadas”, informa Uez. “Situação de fechamento e de multa é só no extremo”, garante. Diretor da Fiscalização da SMU, Rodrigo Lazzarotto acrescentou um elogio à comunidade pelo uso de máscaras. Também destacou a sinergia de atuação conjunta entre os órgãos públicos, incluindo uma ação preventiva de análise de alvarás que está prevista para o futuro.

À frente da pasta de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Alfonso Willenbring Júnior explicou que, na questão das instituições de ensino, os fiscais de trânsito também têm feito as rondas escolares. “Agora, as áreas das escolas são consideradas protegidas e a fiscalização vai até as unidades, conversa com diretores, professores, estudantes”, ressalta. A verificação constante dos coletivos urbanos, para evitar acúmulo de gente, também vem acontecendo, acrescenta o secretário. Acompanhando o titular da SMTTM compareceu o fiscal de trânsito Evandro Luiz Rech.

Da plateia que assistiu à reunião via redes sociais ou WhatsApp, surgiu uma pergunta sobre a retomada das escolas. Quem respondeu foi o titular da SMU. Conforme João Uez, isso depende de futuros decretos estaduais. Na opinião do vereador Adiló Didomenico/PSDB, seria oportuna uma retomada gradual, pelo menos, das unidades de Educação Infantil, tendo em vista que muitos pais tiveram de retornar ao trabalho e acabam não tendo onde deixar os filhos. Além de Adiló e de Paula Ioris, a reunião pública de hoje contou com a presença do vereador Wagner Petrini/PSB e do líder de governo na Casa, Velocino Uez/PTB. Paula, Adiló e Velocino integram a CSPPS, ao lado dos parlamentares Gladis Frizzo/MDB e Rodrigo Beltrão/PSB. Gladis e Beltrão estiveram representados pelas assessorias.

18/05/2020 - 13:50

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861