Voltar para a tela anterior.

8 de março - Dia internacional de luta das mulheres


8  DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES
 
Em luta por autonomia e igualdade, contra o machismo e o capitalismo, milhares de mulheres celebram o Dia 8 de março - Dia Internacional de Luta das Mulheres.

Reconhecemos os avanços conquistados pela luta das mulheres e a importância histórica da eleição da primeira mulher para a Presidência da República, mas  isso apenas não basta para mudar a vida das mulheres. Estamos em luta diária contra a violência sexista, valorização do nosso trabalho, educação de qualidade para todos e solidárias às lutas  travadas no Brasil e no mundo.

Precisamos chamar a atenção da população para os principais problemas que enfrentamos enquanto mulheres. Entre eles, a tentativa, por parte do STF, de supressão de medidas jurídicas criadas com a Lei Maria da Penha; o crescimento da intolerância e do conservadorismo, com manifestações de violência contra transsexuais , dois assassinatos em menos de um ano na  nossa cidade; o desrespeito a direitos trabalhistas das mulheres; o descaso do poder público com a reivindicação das mães do Bairro Mariani e falta de investimento na ampliação do número de creches  e a mercantilização do corpo da mulher nos meios de comunicação, entre outros.

SOBRE O 8 DE MARÇO

Em 1910, a alemã Clara Zetkin propôs, na 2a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, a criação do Dia Internacional da Mulher, celebrado inicialmente em datas diferentes, de acordo com o calendário de lutas de cada país. A ação das operárias russas no dia 8 de março de 1917 é a razão mais provável para a fixação desta data como o Dia Internacional da Mulher. Com a revolução, muitos direitos foram conquistados, como o voto, a elegibilidade feminina e o direito ao aborto. Em 1922, a celebração internacional foi oficializada e o 8 de Março se transformou na data símbolo da participação das mulheres para transformarem sua condição e a sociedade como um todo.


PARABÉNS A TODAS NÓS!


09/03/2011 - 13:19
Gabinete da Vereadora Ana Corso/PT
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo