Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno sugere à Secretaria da Educação cuidado nas ações de retorno às aulas

Vereador se preocupa com os compromissos que são assumidos com a população


Na sessão desta quinta-feira (07/05), o vereador Rafael Bueno/PDT se manifestou acerca das medidas tomadas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) no que diz respeito à retomada das atividades nas escolas municipais. Discorreu questões esclarecidas pela Comissão de Educação (CECTICDLT) da Câmara, em reunião ocorrida ontem (06/05), na Sala das Comissões do Legislativo. Conforme informações divulgadas pela Secretaria, as atividades escolares, no mês de maio de 2020, são de autonomia de cada unidade escolar, e definidas conjuntamente pela equipe diretiva, professores e secretários, podendo ser em regime presencial e/ou em teletrabalho, quando possível, de acordo com a realidade de cada escola.

Para o parlamentar, o encontro serviu para obter um panorama regional da situação do ensino em relação às ações de prevenção à Covid-19. Repercutiu que a Smed ainda não tem respostas ao requerimento 16/2020, de sua autoria, sobre como se daria um possível retorno, no sentido de respeitar a distância mínima de dois metros entre os alunos e como seria feita a contenção de aglomerações nos períodos de recreio e refeição. Na ótica de Bueno, o documento não foi respondido porque a realidade do município muda constantemente, o que reafirma o impedimento de retorno às aulas presenciais.  

O pedetista orientou que se deve ter cuidado ao assumir compromissos com a comunidade, para que não se tomem atitudes irresponsáveis, referindo-se à reabertura de serviços não essenciais nos munícipios vizinhos. Cobrou prudência na área da educação e que também se pense em estudantes que não têm acesso pleno pela internet para acompanhar aulas online, como moradores do interior e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Bueno também convidou vereadores para ação da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), que vai debater, nesta sexta-feira (08/05), a situação e as perspectivas dos hospitais no combate ao novo coronavírus. O encontro ocorre na Sala das Comissões do Legislativo, a partir das 9h, e a comunidade pode acompanhar o debate através do canal 16 da NET ou pelas redes sociais da Câmara.    

07/05/2020 - 10:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo