Voltar para a tela anterior.

Dallegrave critica a falta de providências para perdas com granizo

Municípios da Serra registram prejuízo de R$ 105 milhões


Desde a tribuna, na sessão desta quinta-feira (03), o vereador Ari Dallegrave/PMDB criticou a falta de providências das instituições financeiras dos governos federal e estadual para combater o prejuízo de R$ 105 milhões de agricultores da Serra. O passivo é decorrente de perdas com chuvas de granizo que, na metade de novembro passado, destruíram plantações do setor de fruticultura.

Dallegrave relatou ter sentido decepção, hoje, pela manhã, no Centro Administrativo, em Porto Alegre, durante reunião que visou a buscar soluções para os problemas. Disse que, na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nestor Pistorello, entregou relatório ao secretário estadual Ivar Pavan, da pasta de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo.

O peemedebista, que também preside a Comissão de Agricultura da Casa, ressaltou não acreditar que, passados três meses da tragédia, ainda não tenham sido tomadas providências. O secretário Ivar Pavan limitou-se a buscar marcação de reuniões com instituições financeiras, asseverou.

Ele também questionou a eficiência dos atuais modelos de seguro agrícola. A seu ver, os dispositivos apresentam impropriedade técnica. O parlamentar entende que, ao invés de buscarem recuperar a produção perdida, eles visam a contemplar a quitação de empréstimos contraídos junto a bancos. Afirmou que ainda falta um instrumento efetivo para amenizar perdas de safra.

Na sequência, o vereador Rodrigo Beltrão/PT questionou a eficiência de medidas tomadas pelo governo municipal.

03/03/2011 - 19:35
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo