Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno ressalta enfrentamento sério ao Coronavírus

O pedetista pede que todos façam a sua parte, com cautela, prevenção e isolamento social


O vereador Rafael Bueno/PDT destacou a importância de um enfrentamento sério e responsável ao Coronavírus no município ao assinar a nota “o que está em jogo é a vida”, juntamente com os vereadores Alberto Meneguzzi/PSB, Denise Pessôa/PT, Paula Ioris/PSDB e Renato Oliveira/PCdoB. Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Bueno pede que todos cumpram sua parte ao respeitar as instruções em prevenção ao vírus, ressaltando que a preocupação econômica vem depois da preocupação com a saúde e a vida.

O parlamentar também reflete sobre seu trabalho em defesa com a saúde, desde a luta (conquistada) pela construção da unidade básica de saúde do Cristo Redentor, quando era presidente da associação do bairro, até mais recentemente com a Frente Parlamentar para a conclusão das obras de ampliação do Hospital Geral. As obras visam a criação de 128 novos leitos (87 de internação e 41 de UTIs adulto, pediátrica e neonatal).

“Se aqueles mais de 120 leitos do HG estivessem abertos, equipados, com profissionais qualificados atendendo à população, estaríamos com um pouco mais de tranquilidade” destacou o vereador. Os leitos passariam dos atuais 227 para 355 leitos (275 de internação e 80 de UTIs), que poderiam ser de grande ajuda nesse momento.

Com visitas a Brasília em busca de emendas parlamentares, Bueno já teve a garantia de ao menos R$ 2,7 milhões (e mais R$ 1,5 milhão do recurso do pré-sal da Prefeitura) para a ampliação do hospital. Também focando em uma política na prática, não apenas peregrinando em gabinetes de parlamentares e ministros em Brasília, mas também a “cobrar do poder público e do empresariado ações e parcerias comprometidas para tratar a saúde como prioridade”.

O vereador afirma que a saúde não pode esperar e urge “a unificação de forças de empresários, Poder Público e municípios da região para a conclusão da obra do Hospital Geral”. 

Nota “O que está em jogo é a vida”:

Em três semanas, desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, já computamos mais de 3 mil casos e 92 mortes por Coronavírus, sendo 197 casos no RS, com um total de 2 mortes até agora, confirmando a tendência explosiva da doença já demonstrada em outros países.

Em Caxias do Sul a situação não é diferente, temos até o momento 11 casos confirmados da doença, mas as projeções apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde alertam para um crescimento substancial dos casos em nosso do Município nos próximos meses, podendo atingir no mês de agosto, 51 mil pessoas infectadas com Coronavírus.

A situação é extremamente grave, e nem mesmo os especialistas em Saúde Pública podem afirmar, com precisão, qual será o comportamento e a extensão da pandemia, ou quanto tempo irá durar.

Preocupados com o avanço dos casos de contaminação por Covid-19, nós vereadores que subscrevemos esta nota, defendemos que prevaleçam as ações por parte do Poder Executivo Municipal no sentido de reforçar as estratégias de isolamento social horizontal, fundamentais para conter o crescimento acelerado do número de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, bem como garantir o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais à população.

Essas medidas visam à organização dos serviços de saúde para lidar com esta situação, pois apesar de grave, esta pandemia pode ser enfrentada se tivermos um sistema de saúde organizado e bem dimensionado, evitando assim um possível colapso.

Por fim, é importante compreendermos que a crise econômica é efeito da pandemia e não do isolamento social. A capacidade produtiva futura não seria mantida sem a quarentena, por isso é crucial nesse momento reforçar a ideia de que a população permaneça em casa respeitando as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da ciência.

Assinam esta nota: Ver. Alberto Meneguzzi – PSB, Verª. Denise Pessôa – PT, Verª. Paula Ioris – PSDB, Ver. Rafael Bueno – PDT, Ver. Renato de Oliveira - PCdoB.

30/03/2020 - 14:10
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo