Educação e Coronavírus são destaques no primeiro Comissão em Pauta de 2020

Com o vereador Adriano Bressan e dirigentes do setor, o programa da TV Câmara foi apresentado pelo jornalista Fábio Rausch

Na tarde desta segunda-feira (16/03), aconteceu a gravação do primeiro "Comissão em Pauta" do ano. Além do vereador Adriano Bressan/MDB, o encontro, mediado pelo jornalista da Câmara Legislativa, Fábio Rausch, contou também com a presença da Coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional da Educação, Viviani Devalle, e a Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel José Pena de Morais, Rosana Cesa.

O programa teve como primeiro assunto o impacto do COVID-19 na rede de ensino público de Caxias do Sul, tendo em vista a suspensão das aulas, decretada na mesma tarde, por um período mínimo de 15 dias. O vereador, que, além de presidente da Comissão de Educação, também é o líder do governo no parlamento, lembrou que as ações tomadas pelo município são para prevenir o contato e possível contágio dos estudantes com seus familiares, principalmente aqueles que ficam com parentes de idade no turno inverso ao escolar. No mesmo tema, a coordenadora Viviani Devalle discorreu de como será a organização do Estado para que as aulas sejam recuperadas no futuro, já a diretora Rosana Cesa observou como será o trabalho no dia a dia da cadeia escolar, afinal diretores e professores são quem estão na ponta final da rede de ensino.

A segunda pauta foi direcionada ao trabalho do vereador na Comissão de Educação. Questionado sobre como essa Comissão pode auxiliar a sociedade, Adriano Bressan destacou que, por muitas vezes, os Vereadores são a porta de entrada dos questionamentos da população, e que o diálogo e a intermediação entre a Câmara Legislativa e os órgãos do Executivo que cuidam da área da Educação, seja no nível municipal (Secretaria Municipal de Educação) ou estadual (4ª CRE), são essenciais para que essas demandas sejam resolvidas da forma mais rápida e eficiente.

Por último, temas como o kit escolar, a importância do uniforme e as condições das escolas estaduais também foram abordados, sempre com a visão do Parlamentar, da Coordenadora e da Diretora, cada um observando as situações de seu determinado contexto.

O programa, que será transmitido no canal 16 da NET, tem previsão de lançamento até o final dessa semana. O Comissão em Pauta irá realizar encontro com as demais comissões do Legislativo.

Integram a Comissão, além de Bressan, os vereadores Edson da Rosa/MDB, Kiko Girardi/PSD, Alberto Meneguzzi/PSB e Rodrigo Beltrão/PT.

*Redação: Pedro Augusto Zago Stracke

17/03/2020 - 17:06