Voltar para a tela anterior.

Secretário da Saúde apresenta medidas para a prevenção ao Coronavírus

Jorge Castro cogitou espaço específico contra a doença e pediu que pessoas com sintomas procurem UBSs


Medidas para a prevenção ao Coronavírus (Covid-19) foram detalhadas pelo secretário municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, na abertura da sessão ordinária desta terça-feira (17/03). A convite do Legislativo, ele veio acompanhado pela médica infectologista Andréa Dal Bó, diretora das Vigilâncias em Saúde de Caxias do Sul. O titular da pasta cogitou espaço específico contra a doença, conforme a evolução dos casos.

Conforme Castro, quem apresentar sintomas de gripe, como dores de cabeça, no corpo ou febre, deve procurar unidades básicas de saúde (UBSs). Hoje, há um paciente curado, um caso confirmado, 18 suspeitos e sete descartados, segundo informações de ontem da secretaria.

A diretora das Vigilâncias pediu que fossem evitadas aglomerações, dentro do limite de até 30 pessoas num mesmo espaço. Recomendou distância de, pelo menos, um metro entre os cidadãos, já que a transmissão do vírus se dá por gotículas, oriundas de tosses ou espirros. Disse que máscaras do tipo N-95 auxiliam na proteção.

Na ótica de Andréa, os cuidados diante do Covid-19 deixarão um legado para o controle permanente de outras infecções, como a Influenza. Alertou que, apesar da letalidade de 2%, relativamente baixa na comparação com outros vírus, o Corona contém maior capacidade de transmissão, o que justifica resguardos.

Após a explanação inicial de cada um dos especialistas, os vereadores se manifestaram e obtiveram mais esclarecimentos. Entre os pontos abordados, estiveram determinações do decreto 20.820/2020, do prefeito Flavio Cassina, dispondo sobre medidas de prevenção ao contágio pelo Covid-19, no âmbito de Caxias do Sul.

A suspensão de eventos, pelo prazo de 15 dias, inclui as atividades escolares da rede municipal de ensino, com as escolas conveniadas, a partir da próxima quinta-feira. No decorrer da tarde de hoje, serão anunciadas medidas do Legislativo, diante do quadro de pandemia mundial de Coronavírus.

17/03/2020 - 14:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo