Voltar para a tela anterior.

Vereadores apoiam regulamentação de tecnólogo

Uma moção a respeito foi aprovada pela unanimidade do plenário


Os parlamentares de Caxias do Sul externaram apoio ao projeto de lei 2245/2007, que busca regulamentar a profissão de tecnólogo. Nesse sentido, a moção 3/2020 foi aprovada pela unanimidade do plenário, nesta quinta-feira (12/03). Ela é assinada pelos vereadores Rafael Bueno/PDT, Adriano Bressan/MDB, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Renato Oliveira/PCdoB, Velocino Uez/PDT e Wagner Petrini/PSB.

    Durante a sessão de hoje (12/03), o parlamentar Rafael Bueno/PDT reforçou a relevância do trabalho dos tecnólogos nas mais diversas áreas. Também cumprimentou profissionais que estavam na plateia e têm se mobilizado pela regulamentação do ofício. O pedetista informou, ainda, que em outras câmaras municipais moção semelhante está sendo aprovada.

A moção informa que o PL 2245/2007 é de autoria do deputado federal Reginaldo Lopes/PT e traz um histórico desde o início dos cursos de tecnologia no país. De acordo com o documento, ao final dos anos de 1960, surgiu no Brasil o primeiro curso de Tecnologia, na área de construção civil, modalidade edifícios, em Bauru, no Estado de São Paulo. Foi criada uma autarquia estadual, posteriormente, denominada Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, hoje Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, com a finalidade de articular, realizar e desenvolver o ensino tecnológico e é autorizada a ministrar cursos superiores de tecnologia nas áreas de construção civil e mecânica.

No entendimento dos autores da moção, “a regulamentação de profissão de tecnólogo é um fator de inclusão que contempla milhares de profissionais”. Os vereadores compreendem que, no Brasil, entre prática e teoria, além dessa combinação, é possível adaptar a formação de cursos técnicos, tecnólogos e de graduação conforme as necessidades das organizações e do mercado de trabalho, aproximando o profissional da sua atuação com objetividade. A moção ressalta que, para o Movimento Nacional pró-Tecnólogo (MNT), a aprovação do projeto de lei nº 2245/2007 é urgente. Relata, ainda, que o número de cursos superiores de tecnologia cresceu consideravelmente com o passar dos anos.

Com aprovação da moção, cópia será remetida aos líderes das bancadas de todos os partidos políticos e à Mesa Diretora da Câmara Federal, além do Senado, contemplando as 27 unidades federativas.

 

DELIBERAÇAÕ SOBRE MOÇÃO nº 3/2020

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Não Votou

ADRIANO BRESSAN MDB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

CLOVIS DE OLIVEIRA PTB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

ELISANDRO FIUZA REPUB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA REPUB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Ausente

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Presente

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

TATIANE FRIZZO SOLID Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

12/03/2020 - 13:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo