Voltar para a tela anterior.

Vereadora Tatiane Frizzo encaminha demandas de saúde a Secretário Municipal

Parlamentar participou de reunião nesta terça-feira


A vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade participou de uma reunião na Secretaria Municipal da Saúde, nesta terça-feira (10/03). A parlamentar foi recebida pelo titular da pasta, Dr. Jorge Olavo Hahn Castro. O encontro abordou três temas: a falta de atendimento para crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA), de níveis leve e moderado, a carência de profissionais de saúde que atendem pacientes com diagnóstico de fibromialgia e a ausência de médicos na Unidade Básica de Saúde Campos da Serra (UBS). Além dos representantes do Executivo e Legislativo, participaram da reunião 11 mulheres. Elas apresentaram as demandas de cada assunto.

A vereadora, integrante da Comissão de Saúde da Câmara, destacou as dificuldades das famílias, em relação aos encaminhamentos dos autistas. Conforme as mães, as crianças eram atendidas, até dezembro de 2018, na Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Farroupilha (AMAFA). A instituição informou aos familiares que o serviço seria finalizado para as crianças caxienses, devido a falta de regulamentação com Caxias do Sul.

Após o encerramento das atividades no município farroupilhense, a maioria dos autistas caxienses estão sendo atendidos de forma particular, segundo o grupo de mães. Elas também relataram que há uma longa fila de espera para atendimentos, como equinoterapia, por exemplo. A demora por atendimento e a falta de eficiência das consultas está causando regresso educacional e físico das crianças, segundo as famílias. Nesse contexto, o grupo de mães está reivindicando o retorno dos filhos à AMAFA.

Diante dos fatos, a parlamentar destacou ao secretário que é viável e necessário realizar um convênio entre o Poder Público e a Associação, nos mesmos parâmetros de cidades da região, como Carlos Barbosa. Ela também ressaltou a excelência dos atendimentos multidisciplinares que a instituição possui.

“Caxias do Sul é uma cidade grande, que poderia ter um centro especializado em autismo. No momento, nós não temos essa estrutura. Por isso, entendo que devemos buscar essa referência onde já tem. A AMAFA é um local de excelência. E no futuro, devemos pensar na construção de um serviço com esse perfil,” avalia a vereadora.

Para viabilizar o convênio e dar prosseguimento aos trâmites, o secretário solicitou à Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias do Sul (AMA) um ofício com o requerimento, que contenha a relação das crianças que necessitam de atendimento e uma declaração médica.

Outra demanda apresentada na reunião é a carência de reumatologista no Município. A falta de profissionais vem afetando pessoas que possuem fibromialgia, segundo relatos apresentados na reunião. O alto custo com medicamentos e a demora pela espera de tratamento também foram abordados no encontro. Durante a reunião, foi destacada a inserção de terapias alternativas no quadro de atendimento pelo Sistema Único de Saúde de Caxias, como prática integrativa.

Conforme o titular da pasta, a Prefeitura abriu processo seletivo para o ingresso de novos profissionais médicos reumatologistas. O secretário também salientou que está em análise um edital para contratar especialistas em acupuntura. Sobre a ausência de médicos na UBS Campos da Serra, o representante do Executivo explicou que foram chamados 52 profissionais. Eles serão distribuídos nas Unidades que possuem defasagem de atendimento. A reposição dos profissionais deve ocorrer até o final do mês de março.

11/03/2020 - 14:55
Gabinete da Vereadora Tatiane Frizzo/Solidariedade
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo