Voltar para a tela anterior.

Adiló Didomenico enaltece a necessidade da Codeca para o município

A companhia completa 45 anos de fundação neste ano e passa por retomada no crescimento


Os 45 anos de fundação da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) foram o tema do pronunciamento do vereador Adiló Didomenico/PTB, na sessão ordinária desta quarta-feira (11/03).  Ele enalteceu a gestão do ex-prefeito Mario Bernardino Ramos (1973-1975), o qual, na ótica do parlamentar, foi um visionário e um dos grandes geradores de empregos da história do município.

Adiló, que já presidiu a companhia entre 2005 e 2012, citou os desafios enfrentados na construção e na manutenção de aterros sanitários, na superação de dívidas, até entregar a Codeca como referência em coleta seletiva. Destacou a implantação do aterro sanitário Rincão das Flores, em 2010, que surgiu de uma parceria entre a Codeca, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), além da modernização no recolhimento do lixo.

O petebista frisou que Caxias do Sul é a única cidade brasileira com mais de dez mil habitantes, com o controle absoluto de coleta, capina, varrição, aterro, transporte, água e esgoto. Entretanto, lamentou a situação em que a empresa se encontra atualmente.

O parlamentar criticou a gestão do ex-prefeito Daniel Guerra (2016-2019), a qual, de acordo com Adiló, permitiu que a companhia acumulasse a maior dívida da história, em apenas três anos. Ao mesmo tempo, acredita na recuperação das contas, a partir do corpo de trabalhadores da atual Administração e da comunidade, através do esforço e da retomada da transferência.

Em seguida, o vereador Felipe Gremelmaier/MDB recordou que a Codeca já serviu de espelho para diversas cidades do Brasil e defendeu que a empresa fosse recolocada no patamar que merece. Na mesma ótica, o vereador Gustavo Toigo/PDT disse que espera o resgate da moral e da credibilidade da companhia.

A vereadora Paula Ioris/PSDB repercutiu a presença em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Codeca. Contou que, na ocasião, foram apresentados números da gestão passada, possíveis causas e soluções, e previsão de melhoramento da produtividade e redução do desperdício.

11/03/2020 - 14:43
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo