Voltar para a tela anterior.

Arlindo Bandeira participa de reunião com secretário da Saúde

Vereador foi em busca de suprir demandas da área no interior da cidade


O vereador Arlindo Bandeira/PP esteve reunido, na tarde desta terça-feira (10/02), com o Secretário Municipal da Saúde, Dr. Jorge Olavo Hahn Castro. O motivo do encontro foi o encaminhamento de demandas importantes para o interior do município, como a falta de médicos em todos os Distritos, a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e reforma de estruturas já existentes. A descentralização dos serviços para o Distrito de Fazenda Souza e o pagamento de auxílio de difícil acesso aos agentes comunitários de saúde que atendem no interior do município.

O secretário informou que a secretaria está ciente da situação. Atualmente, está sendo feito um levantamento em todas as UBS para verificar as demandas locais e buscar soluções, com prioridade para os atendimentos no interior. Informou que dia 16 de março, assume a nova médica para atender na UBS de Fazenda Souza e, além desta, nos próximos dias retornam outros dois médicos que estão em férias.

Relatou que são necessários cerca de 49 médicos para suprir a demanda em todas as UBS’s e que já foram chamados 52. A demora em assumirem se deve a burocracia para o preenchimento das vagas. A maioria dos médicos que atendem atualmente trabalham via contratos temporários. É preciso cumprir prazos legais para a contratação de mais médicos nessa modalidade.

Informou ainda que estão sendo feitas alterações nos processos de marcação de consultas para evitar a formação de filas. E que a descentralização dos exames já está ocorrendo, com os resultados sendo enviados diretamente para as UBS.

Bandeira questionou então a respeito da possibilidade das pessoas não precisarem se deslocar até o centro da cidade para pegarem medicações gratuitamente, disponibilizando o serviço diretamente nas UBS. O secretário afirmou que algumas medicações são distribuídas pelo Estado, não podendo ser disponibilizada nas UBS locais. É necessário se deslocar até o centro para ter acesso ao serviço.

Diante do pedido de implantação de uma nova estrutura para a UBS em Santa Lúcia do Piaí, o secretário ficou de verificar a possibilidade de elaboração de um projeto juntamente com a Secretaria de Planejamento.

A respeito do processo de descentralização de uma ambulância em Fazenda Souza, informou que está tramitando, com expectativa de conclusão ainda para este ano de 2020. Sobre a situação dos Agentes Comunitários de Saúde, afirmou que foram encaminhados projetos para melhorar a remuneração dos agentes que atendem no interior, mas é preciso um novo projeto para adequar o serviço à nova legislação federal.

10/03/2020 - 16:16
Gabinete do Vereador Arlindo Bandeira/PP
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo