Voltar para a tela anterior.

Daneluz reforça necessidade de incentivo ao agronegócio e à agricultura familiar

Vereador repercutiu participação na Expodireto, maior feira do setor da América Latina


O presidente do Legislativo, vereador Ricardo Daneluz/PDT, ocupou a tribuna, na sessão desta terça-feira (10/03), para repercutir sua participação na 21ª Expodireto, que ocorreu entre os dias 2 e 6 de março, na cidade de Não Me Toque-RS. É a maior feira do Agronegócio da América Latina.

Daneluz destacou a presença em reunião pública, promovida pela Comissão de Agricultura do Senado, que abordou a conectividade do campo e as medidas do governo federal para aumentar o acesso à internet para o interior. Entre essas medidas: construção de antenas, manutenção de satélites e utilização de fibra ótica. A reunião foi conduzida pelo senador Luiz Carlos Heinze/PP-RS.

A partir disso, o pedetista frisou a necessidade de melhorias na telefonia móvel e na velocidade da banda larga no campo, em especial, nos distritos caxienses. Defendeu a automatização dos processos de trabalho, a modernização das máquinas e a internet como uma ferramenta essencial aos agricultores.  

Apontou que o agronegócio representa 37% dos empregos do país e um terço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Também enalteceu a pujança do município, que se encontra entre os altos PIBs do Estado, e é o maior produtor de hortifrutigranjeiros.

O presidente do Legislativo ainda citou um projeto de lei, que tramita em regime de urgência em Brasília-DF, para que o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) também seja aplicado em telefonia móvel. Atualmente, ele é utilizado apenas para telefonia fixa. Ele ponderou que, caso seja concretizada a alteração na lei, famílias serão beneficiadas, podendo aumentar sua produção e contribuir para a permanência desses trabalhadores no campo.

Ricardo Daneluz ainda solicitou à administração municipal que preste contas à comunidade caxiense no que diz respeito à previsão das obras de asfaltamento no município. 

10/03/2020 - 12:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Pedro Rosano

Ir para o topo