Voltar para a tela anterior.

Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente se reúne com direção da Escola Municipal Basílio Tcacenco

Escola teve aluna ferida por bala perdida no final de fevereiro


Na tarde desta quinta-feira (05/03), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, se reuniu com a diretoria da Escola Municipal Basílio Tcacenco, localizada no bairro Montes Claros, em Caxias do Sul. O grupo de trabalho, representado pelos vereadores Elisandro Fiuza/Republicanos (Presidente) e Denise Pessoa/PT (Secretária), além do assessor Daniel Amoretti Caravantes, representando a vereadora Paula Ioris/PSDB, se juntaram ao gerente do CAP – Centro de Ações Preventiva da Guarda Municipal, Sr. Silveira.

Recebidos pela diretora Cristiane Dauso e pela professora Greice, os vereadores apresentaram os conceitos e objetivos da Frente Parlamentar e conversaram sobre o fato ocorrido no final de fevereiro, quando uma aluna foi atingida por uma bala perdida no pátio da escola. De acordo com a diretora, uma das principais preocupações é a segurança dos alunos e a preservação do patrimônio escolar. Cristiane afirmou que por diversas vezes as cercas de proteção são rompidas e vandalizadas, o que gera custou de manutenção e degradam o patrimônio local.

Também representando a Secretaria de Segurança Pública, Silveira, que trabalha junto as instituições educacionais levando palestras de prevenção, apontou que a falta de efetivo e infraestrutura impendem uma melhor ação, principalmente pela situação de violência nos arredores da escola, mas que ainda assim, no fato ocorrido, a viatura da Guarda Municipal foi a primeira a chegar no local no incidente e auxiliar.

Os participantes debaterem sobre sugestões e soluções a curto e médio prazo que podem melhorar a segurança do ambiente educacional.

De acordo com a diretora, “a questão de segurança é um dos maiores problemas”. Já Silveira, também apontou que “a Guarda Municipal tem procurado estar mais presente, principalmente após o ocorrido”, finalizou.

Ficou evidente a necessidade de maior investimento no que diz respeito a segurança dos cerca de novecentos (900) alunos que frequentam a escola.

“Compreendemos que foi um fato crítico e isolado, mas precisamos buscar tornar prioridade para esse tipo de solicitação, para tornar cada vez mais seguro o ambiente escolar”, disse Fiuza, que preside a Frente Parlamentar.

Redator: Júlio Fernandes

06/03/2020 - 20:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo